twitter

Área de Zonas de Intervenção Florestal pode duplicar este ano

Área de Zonas de Intervenção Florestal pode duplicar este ano
Fotografia

Publicado em 18 de maio de 2018, às 17:57

Secretário de Estado das Florestas sublinhou que o esforço que neste momento é feito no que concerne ao investimento público na floresta tem de continuar.

A área das Zonas de Intervenção Florestal (ZIF) pode duplicar, caso sejam aprovadas as 95 candidaturas em análise, disse hoje o secretário de Estado das Florestas, Miguel Freitas.

Neste momento, há 176 ZIF com "uma área aproximada de um milhão de hectares", estando a ser analisadas 95 candidaturas para novas ZIF que poderão duplicar a área, afirmou Miguel Freitas, que falava à agência Lusa após a participação na sessão de abertura da Feira Nacional da Floresta, que decorre em Pombal, distrito de Leiria.

De acordo com o secretário de Estado, a decisão relativa à aprovação ou rejeição das candidaturas deverá ser conhecida entre junho a julho, sendo que as 95 candidaturas representam "mais de um milhão de hectares".

Também ainda este ano, o Governo pretende celebrar os contratos programa "de médio e longo prazo" com baldios e ZIF, garantindo uma relação "próxima com os produtores florestais" e previsibilidade na gestão da floresta que é feita, referiu.

Os contratos programa relacionados com os baldios têm como prioridade "o agrupamento de baldios", acrescentou.

Em declarações à agência Lusa, Miguel Freitas sublinhou que o esforço que neste momento é feito no que concerne ao investimento público na floresta tem de continuar.

"As fontes públicas não podem ser reduzidas, têm de ser mantidas. Este ano, há um esforço acrescido e esse esforço deve ser mantido", defendeu.

No entanto, o membro do Governo entende que, para além das fontes públicas de financiamento, é preciso encontrar outras fontes, nomeadamente através do "princípio do utilizador pagador".

"A floresta presta vários serviços à sociedade. Temos que encontrar fontes de financiamento junto das concessionárias da água", por forma a garantir que a floresta também protege as linhas de água e as bacias hidrográficas.

A REN, exemplificou, "abre as faixas de proteção ao longo da rede elétrica e o que faz é imputar o custo que paga a quem usa a eletricidade".


Autor: Lusa