Fotografia: DR

Documentário sobre o São João de Braga volta a percorrer o concelho

A exibição itinerante arranca no dia 19 de maio, às 21h15, no auditório da antiga junta de freguesia de Adaúfe.

Redação
14 Mai 2018

Levar o São João além das “portas” do centro da cidade e despontar o clima sanjoanino é a tónica do programa “São João Fora de Portas” que mais uma vez a Associação de Festas de São João de Braga leva a cabo e que compõe uma série de iniciativas pelas freguesias do concelho. Destaca-se a exibição do documentário “O São João é de Braga” e a exposição “Cartazes do São João de Braga”.

O documentário consiste numa viagem ao passado, que compila toda a história das Sanjoaninas deslindando os momentos mais marcantes das festas. O filme contempla imagens da memória recente das festas do São João de Braga da edição de 2014, assim como, saudosas e inéditas imagens das décadas de 30 a 70, cedidas pelo Arquivo de Imagens em Movimento.

A exposição “Cartazes do São João de Braga” evoca os cartazes sanjoaninos passados, dando a possibilidade de serem admirados e recordados todos os traçados e simbologias.

“O São João é de Braga” exibido pela primeira vez em 2015 no Theatro Circo, difundido em 2016 através da sua emissão na RTP2, este ano será acolhido pela freguesia de Adaúfe e pela União de Freguesias de Celeirós, Aveleda e Vimieiro.

A exibição itinerante arranca no dia 19 de maio, às 21h15, no auditório da antiga junta de freguesia de Adaúfe. Segue-se Aveleda no dia 7 de Junho, às 15h00 no auditório da junta de freguesia de Aveleda.  Acompanhando a exibição do documentário e a exposição “Cartazes do São João de Braga” cada uma das freguesias irá abrilhantar as sessões com a atuação dos seus grupos etnográficos e culturais.

Com esta iniciativa, a Associação de Festas de São João de Braga pretende envolver ainda mais os bracarenses, preservar a memória sanjoanina e perpetuar as maiores e mais antigas Festas Sanjoaninas de Portugal.





Notícias relacionadas


Scroll Up