Fotografia: DR

“Big Bang” bracarense entre os quatros projetos que vão representar Portugal no maior concurso do mundo de jovens cientistas

Ivo e Helena levam na mala projeto sobre «astronomia extragalática».

Nuno Cerqueira
13 Mai 2018

São de Braga, da Escola Secundária Dona Maria II, e já estão nos Estados Unidos da América, nomeadamente em Pittsburgh, onde vão representar Portugal naquela que é considerado o maior concurso do mundo para jovens cientistas: Feira Internacional de Ciências e Engenharia (Intel ISEF).

Ivo Gonçalves e Helena Silva são dois dos onze jovens cientistas portugueses que ganharam o “passaporte”, entre mais de sete milhões de concorrentes à escala planetária, para lutar pelo ceptro de “Young Minds” com prémios de quatro milhões de dólares.

Para além deste projeto dos dois jovens de Braga, mais nove, vindos de Ovar, Porto e Lisboa, estão entre os eleitos que até ao dia 19 de maio marcam presença no ISEF com projetos nas áreas do Bioeconomia e Ciências do Ambiente.

Os dois estudante do Dona Maria II viajam até aos Estados Unidos da América, via Fundação da Juventude, com um projeto baseado «no estudo da evolução de galáxias com formação estelar ao longo de 10 mil milhões de anos».

Segundo a revista I9, o estudo baseia-se em «vários parâmetros físicos de uma amostra de 443 galáxias do universo distante, recuando mais de 10 mil milhões de anos na história do universo», muito próximo da altura do Big-Bang, e de «uma amostra de 300 galáxias do universo mais próximo com galáxias, recuando cerca de mil milhões de anos atrás».

O professor do Dona Maria II, também presidente da Orion de Braga, destaca que esta não é a primeira vez que «a escola se faz representar em grandes eventos», mas destaca que ir ao Intel ISEF «é já uma vitória».

Segundo o presidente da Fundação da Juventude, Francisco Balsemão, tem sido vários projetos portugueses a marcar presença na Intel ISEF. «Alguns dos quais já arrecadaram importantes prémios», frisa, destacando o «desenvolvimento e o potencial dos jovens cientistas portugueses».

A Intel ISEF surgiu há 59 anos e é uma iniciativa da Society for Science & The Public. Desde 1996 conta com a Intel Corporation.





Notícias relacionadas


Scroll Up