Fotografia: Alexandre Gonzaga
“Lições Rimadas” retratam valores e conselhos para crianças

O livro infantil é da autoria de J.M. Gonçalves de Oliveira com ilustrações de Romão Figueiredo.

Alexandre Gonzaga
30 Abr 2018

O Porquinho Chinês, o Gato Pingente, o Texugo Barrigudo, o Elefante Catita, o Coelho Folião, o Pimpão, o Papagaio Kadu, o Golfinho Cintilante, o Ratinho Comilão, o Pavão Fanfarrão, a Andorinha Branca, o Rei Leão.

Os personagens do livro “Lições Rimadas” invadiram a imaginação de pais e crianças que participaram este sábado, em Vila Nova de Famalicão, na cerimónia de lançamento desta obra de poesia infantil, que decorreu no âmbito das comemorações do centenário do Diário do Minho.

No pátio do solar da Associação Gerações, o autor,  J. M. Gonçalves de Oliveira, explicou que o livro «retrata valores e conselhos importantes, como preservar a saúde, o respeito pelos mais fracos, saber ouvir os mais velhos, os cuidados a ter para evitar acidentes rodoviários, a importância de cedo aprender a nadar, os defeitos da vaidade excessiva, a importância de não marginalizar ninguém e, por fim, seja qual for a grandeza de alguém, neste mundo, é sempre relativa e passageira».

«Espero que apreciem», desejou o pediatra famalicense e colaborador do DM, que recorreu a Fernando Pessoa para destacar a importância que o público mais novo tem na sua vida: «Grande é a poesia, a bondade e as danças…. Mas o melhor do mundo são as crianças».

“Lições Rimadas” apresenta ilustrações e paginação de Romão Figueiredo, que recordou no evento que a obra «demorou cerca de três anos a ficar concluída», por ter sido «feita nas horas livres».

Na apresentação do livro, o presidente da Associação Gerações, Mário Martins, destacou o percurso profissional do autor, lembrando que «o “Dr. Oliveira”, como é carinhosamente conhecido pelos pais, mães e crianças que recorrem ao Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar do Médio Ave, em que está inserido o Hospital de Famalicão», tem «uma história já longa e imensamente produtiva em trabalhos de natureza científica direcionados em grande escala para a pediatria e para as “doenças das crianças”», lembrou Mário Martins.

O presidente da Associação Gerações explicou que, em “Lições Rimadas”, «todos estes animais simpáticos, através de poemas, nos ajudam a desenvolver comportamentos e atitudes sensatas e dão-nos indicações para termos uma vida melhor. São palavras e ações dos animais que, no fim de contas, nos inspiram, guiam e são lições para todos nós.

No mesmo sentido, o vereador Leonel Rocha reforçou a ideia da «envolvência do Dr. Oliveira na vida da Pólis, da cidade de Vila Nova de Famalicão», pois o autor «acredita numa sociedade mais justa», «o que se sente neste livro».

«A obra irá circular pelas escolas famalicenses, através da saúde escolar e bibliotecas», garantiu.

Livros em farmácias

Presente na cerimónia de lançamento das «Lições Rimadas», o padre Paulo Terroso recordou uma sugestão do ex-secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, que, em 2013, propora a colocação «de livros à venda nas farmácias como autênticos medicamentos».

Para sublinhar a importância da leitura, o administrador do DM parafraseou o ex-governante, afirmando que «há livros que são uma forte terapia e outros são tão “perigosos” que deveriam ser lidos mediante receita médica», pois «o próprio serviço nacional de saúde inglês acabou de elaborar uma lista de 30 livros que são prescritos para serem lidos por doentes de foro mental».

DM oferece cinco festas de aniversário

O diretor-geral da empresa Diário do Minho referiu que irão realizar-se ao longo do centenário do jornal diversas ações promocionais e de aproximação aos leitores.

Luis Carlos Fonseca explicou que dentro das comemorações insere-se a oferta de cinco festas de aniversário nos parques infantis parceiros da iniciativa, que podem ter até vinte convidados: “Macacadas”, “Palyzone”, “Kids Ana”, “Top Parque” e “Sabichão Saltitão”.

Comprar o livro “Lições Rimadas” é obrigatório para quem deseja participar do concurso. Dentro da obra encontra-se um cupão promocional com o respetivo regulamento, que, de forma simples, se traduz na criação de uma frase sobre o tema do livro “Lições Rimadas” e o jornal Diário do Minho. A iniciativa decorre até 22 de junho, às 22h00. O júri reúne-se dia 25 de junho para selecionar as cinco melhores frases.




Notícias relacionadas


Scroll Up