Fotografia: DR

Albergue Municipal bate recorde de peregrinos em 2017

Foram 6.390 os peregrinos, de cerca de 60 nacionalidades, que em 2017 pernoitaram neste equipamento municipal.

Redação
13 Abr 2018

O Albergue Municipal de Peregrinos “Casa da Recoleta”, localizado na freguesia de Tamel S. Fins, registou no ano passado o maior número de dormidas desde a sua inauguração, no ano de 2010.

Foram 6.390 os peregrinos, de cerca de 60 nacionalidades, que em 2017 pernoitaram neste equipamento municipal, mais 1.373 do que no ano anterior, o que representa o maior crescimento de sempre (27%).

O número de peregrinos a pernoitar em Tamel S. Fins tem aumentado todos os anos, sendo que, desde que foi aberto ao público, o Albergue Municipal já contabilizou 33.671 dormidas.

Barcelos integra candidatura ibérica para valorização do Caminho Português

O Caminho Português de Santiago atravessa 13 freguesias de Barcelos, num percurso de 29 quilómetros. Tem uma profunda ligação à história da cidade e ao seu maior símbolo, estando na origem da Lenda do Galo.

Dada a importância desta rota de peregrinos para o desenvolvimento do território, valorização do património e captação de turismo, o Município de Barcelos integra um dos maiores consórcios de sempre candidatos ao Programa de Cooperação Territorial Portugal-Espanha (POCTEP) com a temática da valorização dos Caminhos de Santiago.

A candidatura apresentada em março passado é composta por um consórcio de 15 parceiros, liderado por Badajoz e que conta com outras dez entidades regionais de Espanha e quatro de Portugal, entre as quais o Município de Barcelos. O objetivo da candidatura é valorizar e promover os caminhos de Santiago do Oeste Peninsular e tem um investimento previsto, por parte do Município de Barcelos, superior a 186 mil euros.

Edifício da escola primária servirá de apoio ao Albergue

A Câmara Municipal vai avançar com as obras de melhoramento da escola primária de Tamel S. Fins, que passará a funcionar como edifício de apoio ao Albergue Municipal. Será feita uma pequena requalificação da escola primária, que pertence à autarquia e se encontra desativada, uma intervenção já prevista na candidatura ao POCTEP devido ao crescente número de peregrinos.

O edifício de apoio será equipado com 20 novos beliches e servirá para acolher principalmente grupos de peregrinos e dar resposta à procura, sobretudo em época alta, quando o Albergue Municipal, com capacidade para 42 pessoas, fica muitas vezes lotado.

Com vista a melhorar os serviços prestados aos peregrinos – entre os quais se contam lavandaria, cozinha e internet – o edifício principal será equipado com máquinas de lavar e secar roupa.





Notícias relacionadas


Scroll Up