twitter

Novas instalações "dão" médico de família aos 5.000 utentes de USF em Barcelos

Novas instalações "dão" médico de família aos 5.000 utentes de USF em Barcelos
Fotografia

Publicado em 12 de abril de 2018, às 12:17

A unidade vai ser inaugurada na segunda-feira pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo.

As novas instalações da Unidade de Saúde Familiar (USF) de Martim, em Barcelos, um investimento de 763 mil euros, possibilitam a atribuição de médico de família a todos os 5.000 utentes, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN) refere que com a entrada em funcionamento das novas instalações e com a reconfiguração no modelo de organização de USF, toda a população inscrita passou a dispor da sua equipa de saúde familiar”.

Naquela USF, que já serve mais de 5.000 utentes e que nasceu em terrenos cedidos pela Junta de Freguesia de Martim e pela Câmara de Barcelos, trabalham três médicos, três enfermeiros e três secretários clínicos.

O comunicado da ARSN refere que as novas instalações vieram substituir um edifício que, além de exíguo, se apresentava “há vários anos em avançado estado de degradação”.

“Era desconfortável, tanto para os utentes como para os profissionais, e desadequado para o fim a que se destinava, incluindo a implementação da reforma dos Cuidados de Saúde Primários que o atual Governo está a levar a efeito”, acrescenta.


Autor: Lusa