twitter

Viana pede financiamento para municípios com bombeiros municipais e sapadores

Viana pede financiamento para municípios com bombeiros municipais e sapadores
Fotografia

Publicado em 23 de março de 2018, às 11:48

O autarca socialista apontou o exemplo da capital do Alto Minho que, "por ano, investe mais de um milhão de euros" na proteção civil.

O presidente da Câmara de Viana do Castelo disse hoje à Lusa ter solicitado ao Governo uma compensação financeira para autarquias com bombeiros municipais e sapadores no âmbito da descentralização de competências em negociação até junho.

Em declarações à agência Lusa, José Maria Costa adiantou que o "apelo" foi encaminhado para o Ministério da Administração Interna, para a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e para a comissão parlamentar com aquela área.

"Os municípios com bombeiros municipais e sapadores têm de ser compensados, ao abrigo da Lei das Finanças Locais, pelo forte investimento efetuado com os recursos humanos, formação, aquisição de equipamentos, de veículos, entre outros", afirmou à agência Lusa, José Maria Costa.

"Só este ano estão a ser investidos 213 mil euros na proteção individual dos bombeiros, equipamentos operacionais, comunicações de emergência e num sistema de gestão de emergências, inovador em Portugal", destacou.

José Maria Costa adiantou que o sistema "inteligente, orçado em 391 mil euros, permitirá aos bombeiros municipais transmitir toda a informação dos teatros de operação para o comando, assegurando a integridade física dos operacionais no terreno, bem como as tomadas de decisão, em tempo real, por parte do comando".

"A proteção civil é um pilar fundamental da governação municipal", sustentou, referindo que em Viana do Castelo o município "está a investir na formação de 12 novos bombeiros com vista à sua integração no efetivo dos bombeiros municipais da cidade".

Fundados em 1780, aquela corporação - que teve inicialmente a designação de Companhia da Bomba - é, atualmente, "a terceira mais antiga de Portugal, logo a seguir aos Sapadores de Lisboa e Porto".

Com 238 anos, a corporação tem como função e objetivo principal o salvamento e proteção de pessoas e bens, tendo como área de atuação o concelho de Viana do Castelo a quem cabe a responsabilidade e intervenção prioritária, apoiando, no entanto, outros Corpos de Bombeiros fora deste sempre que solicitado pela estrutura da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

O corpo tem uma estrutura profissionalizada, possuindo veículos de combate a incêndios, veículos tanque, um veículo autoescada com trinta metros, ambulâncias de socorro, viaturas de socorro e assistência estratégica, veículo de comando, um de apoio a mergulhadores, veículos de apoio diverso e bote de socorro e resgate.

Em termos de capacidade intervenção, está preparado para incêndios, desobstrução e desencarceramento, matérias perigosas, salvamento em grande escala, ambiente subaquático e mergulho e ambientes de condições atmosféricas e anticorte.


Autor: Lusa