twitter

Católicos da Diocese de Viana do Castelo ajudam hospital do Gana

Católicos da Diocese de Viana do Castelo ajudam hospital do Gana
Fotografia

Publicado em 15 de fevereiro de 2018, às 10:37

Em causa está uma prática realizada durante os 40 dias da Quaresma em que os fiéis abdicam da compra de bens, reservando o dinheiro para projetos definidos pelo bispo da respetiva diocese.

Parte dos donativos provenientes da “Renúncia da Quaresma”, a recolher este ano em todas as paróquias da diocese católica de Viana do Castelo, vai reverter para um hospital do Gana, decidiu o bispo Anacleto Oliveira.

Este ano, e de acordo com a mensagem do bispo de Viana do Castelo para a vivência da Quaresma de 2018, hoje enviada à agência Lusa, parte daqueles donativos vai para a Diocese de Navrongo-Bolgatanga, no Gana.

A oferta destina-se, em concreto, ao “necessário e urgente” apetrechamento do bloco operatório de um hospital construído pela Diocese de Navrongo-Bolgatanga “em zona rural particularmente carenciada", justificou Anacleto Oliveira.

Na Quaresma de 2017, o produto de idêntico peditório foi enviado para o Brasil, para apoiar uma instituição que acolhe e educa crianças e adolescentes desfavorecidos, na diocese de São Salvador da Baía para. E em 2016, ajudou na construção de um edifício, na Republica Democrática do Congo, para acolhimento e formação de candidatos ao sacerdócio.

A outra parte dos donativos, adiantou o bispo, será aplicada nas obras de restauro da Sé Catedral de Viana do Castelo.

A diocese de Viana do Castelo, este ano a comemorar 40 anos da fundação, é a mais jovem de Portugal e integra 291 paróquias espalhadas pelos dez concelhos do Alto Minho.


Autor: Lusa