Fotografia: DR
UCC da GNR apreendeu cerca de 5600 euros em meixão

Ação fez ainda um detido.

Redação / Nuno Cerqueira
13 Fev 2018

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Destacamento de Controlo Costeiro de Matosinhos, apreendeu hoje 800 gramas de meixão e duas redes de pesca ilegais, em Matosinhos.

A ação decorreu durante uma operação de fiscalização à captura ilegal de meixão, ao longo do rio Douro, onde foram detetadas redes de pesca com malha destinada à captura de meixão e um recipiente com espécimes já capturados.

No decorrer da ação foi ainda identificado um indivíduo suspeito de capturar meixão, o qual estava a utilizar uma embarcação para o efeito.

A GNR elaborou um auto por dano contra a natureza e quatro autos de contraordenação por violação do Regulamento da Náutica de Recreio. No mercado final, o meixão apreendido poderia alcançar o um valor de 5600 euros.

A enguia europeia (anguilla anguilla), que na fase larvar é conhecida por meixão, é uma espécie considerada em perigo e que tem sofrido grande redução no número de efetivos em razão da pesca ilegal, impedindo desta forma o normal ciclo de reprodução, colocando em causa a sustentabilidade da espécie.

Por ainda se encontrar vivo, o meixão foi devolvido ao seu habitat natural.




Notícias relacionadas


Scroll Up