twitter

Novo comboio do Tua vai começar a ser testado a 19 de fevereiro

Novo comboio do Tua vai começar a ser testado a 19 de fevereiro
Fotografia

Publicado em 28 de janeiro de 2018, às 09:59

“Há avanços” no processo que tem há meses todo o equipamento pronto no terreno.

O novo comboio turístico do Tua, em Trás-os-Montes, vai começar a ser testado a 19 de fevereiro, segundo avançou à Lusa o responsável local pela execução do plano de mobilidade esperado há anos na região.

O presidente da Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua, Fernando Barros, indicou à Lusa que finalmente “há avanços” no processo que tem há meses todo o equipamento pronto no terreno, mas parado a aguardar pelos passos que, afiançou, começam agora a ser dados, embora ainda falte o acordo final entre organismos estatais.

Um novo plano de mobilidade foi a principal contrapartida imposta à EDP pela construção da barragem de Foz Tua, que se iniciou em 2011 e está concluída, mas os prometidos barcos na nova albufeira e o comboio no que restou da centenária ferrovia continuam parados.

O regresso do comboio chegou a ser anunciado para o verão de 2017 e o operador turístico Mário Ferreira, a quem foi subconcessionada a operação, chegou a apresentar publicamente os barcos e os comboios com que promete criar uma nova dinâmica no Tua, depois de um investimento de 15 milhões de euros, dez dos quais disponibilizados pela EDP.


Autor: Redação/Lusa