twitter

Famalicão cria Comissão Municipal para a proteção de pessoas idosas

Famalicão cria Comissão Municipal para a proteção de pessoas idosas
Fotografia

Publicado em 19 de janeiro de 2018, às 11:02

Refira-se que a Comissão destina-se a apoiar pessoas idosas que sejam residentes na área do concelho, com mais de 65 anos de idade, e que se encontrem em situação de risco ou de perigo.

O município de Vila Nova de Famalicão vai criar uma Comissão Municipal de Proteção de Pessoas Idosas constituída por uma equipa de trabalho multidisciplinar que vai procurar identificar, avaliar, encaminhar e resolver situações em que se coloquem em causa a segurança, saúde, higiene e dignidade das pessoas idosas. A medida de largo alcance social foi aprovada, hoje, em reunião do executivo municipal e surge no seguimento de um compromisso eleitoral assumido pelo presidente Paulo Cunha.

Sempre evidenciamos uma grande preocupação com os nossos seniores e a demonstrá-lo estão as muitas atividades que temos promovido anualmente, procurando proporcionar-lhes mais anos de vida, mas principalmente com mais qualidade”,explicou o autarca, acrescentando que“a concretização desta Comissão resulta de uma vontade deste executivo municipal e de um compromisso assumido com os famalicenses”.

Neste âmbito, a Comissão irá desenvolver uma política de apoio a pessoas idosas a nível municipal, através da informação, sensibilização e responsabilização das famílias e da comunidade sobre os direitos das pessoas idosas; irá atuar na prevenção e resolução de situações suscetíveis de afetar a segurança, saúde ou bem-estar das pessoas idosas; irá agilizar os procedimentos para acesso a serviços disponíveis, promovendo os direitos das pessoas idosas e combatendo a exclusão social desta faixa etária.

Os seniores merecem um olhar atento e cuidadoso por parte da comunidade, e o município tem a preocupação de criar condições que reúnam diferentes contributos, diferentes valências para que esta faixa etária tenha o conforto que é necessário nesta fase das suas vidas”,adiantou Paulo Cunha.

A Comissão será constituída por uma equipa de trabalho multidisciplinar com representantes da autarquia, mas também da Segurança Social, do Centro de Saúde, das Entidades Policiais, Bombeiros, Freguesias, IPSS’s, Santa Casa da Misericórdia, Cruz Vermelha e Ministério Público, entre outras.


Autor: Redação/DM