Espaço do Diário do Minho

Cartão clonado
13 Jan 2018
Fernando Viana

Aos utilizadores de cartões de débito ou crédito são recomendados alguns cuidados na sua utilização, a fim de impedir que sejam vítimas de fraude, pois com certas precauções, é possível reduzir consideravelmente o risco do cartão ser clonado.

Passo a relembrar algumas das recomendações dadas aos detentores de cartões para que os possam usar em segurança: o titular deve memorizar o PIN do cartão; o cartão deve estar sempre guardado em locais seguros onde só o titular tenha acesso; deve ser sempre colocada uma mão a cobrir o teclado enquanto se digita o código no ATM, não confiar em desconhecidos que se disponibilizem para ajudar na utilização do cartão; inutilizar cartões fora de validade e documentos com informação bancária.

Todas as precauções elencadas reduzem o risco de ter o cartão clonado, mas não o eliminam por completo. Caso tenha a infelicidade de isso lhe acontecer a rapidez de reação é essencial para evitar perdas avultadas.

O primeiro passo é contactar imediatamente o prestador de serviços de pagamento, a entidade emissora do cartão, ou outra entidade por esta designada, devendo, para o efeito, munir-se do número do cartão para permitir à entidade à qual é reportado o incidente que o possa identificar com maior facilidade.

Após notificar a entidade emissora de que tem o cartão clonado, o titular não pode ser responsabilizado por utilizações indevidas do mesmo, excetuando casos de intenção, de negligência grosseira, ou de atrasos injustificados na comunicação da ocorrência.

Se estiver em causa uma situação de fraude deliberada ou incumprimento dos termos de utilização do cartão, todas as perdas serão imputadas ao titular.

Relativamente a operações não autorizadas que tenham ocorrido antes da notificação à entidade emitente, o titular suporta as perdas dentro do limite do saldo disponível ou plafond máximo de utilização de crédito, até um máximo de 150 euros. Adicionalmente, o titular de um cartão clonado não terá de suportar encargos relacionados com medidas preventivas ou corretivas, nomeadamente a colocação do seu cartão na lista negra.



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