twitter

Doze “agentes especiais” do ‘Instagram’ mostram Viana do Castelo ao mundo

Doze “agentes especiais” do ‘Instagram’ mostram Viana do Castelo ao mundo
Fotografia

Publicado em 10 de janeiro de 2018, às 17:52

Entre os dias 19 e 21 de janeiro, os 12 ‘instagramers' vão percorrer "um itinerário que valoriza o património histórico, cultural, paisagístico, gastronómico, etnográfico e humano" de Viana do Castelo.

Doze ‘instagramers' de três países vão fotografar e mostrar ao mundo, através de 800 mil seguidores daquela rede social, o "potencial" de Viana do Castelo, no primeiro evento do género realizado em Portugal, disse hoje um dos organizadores.

"É quase uma missão impossível. Escolhemos os melhores, que são os agentes especiais que vão mostrar Viana do Castelo ao mundo, através da fotografia, de uma visão muito particular. Viana do Castelo é uma cidade com muito potencial e este evento vai ser uma espécie de ensaio geral, como se de um espetáculo em palco se tratasse", explicou à Lusa Luís Octávio Costa.

O Viana Winter Adventure, vai decorrer durante três dias, juntando nove dos principais ‘instagramers' portugueses, dois espanhóis e um sueco, entre eles jornalistas, designers e arquitetos.

Juntos têm 800 mil seguidores na rede social ‘Instagram' e podem "transformar Viana, cidade que vive do verão, num destino apetecível no inverno".

O evento, que conta com o apoio da câmara municipal e do hotel FeelViana, pretende ser "o início de uma grande aventura", noutros locais do país e do mundo".

"Tudo será fotografado de 12 formas distintas por 12 olhares singulares. O Teatro Municipal Sá de Miranda vai abrir só para os ‘instagramers', vamos fazer foto à la minute, um passeio de bicicleta no Cabedelo, reinventar tradições como a dos cabeçudos, visitar o ateliê de escultura de Iva Viana, o clube náutico as ruas antigas do centro histórico e a Montaria", explicou Luis Octávio Costa, natural de Viana do Castelo.

"Há muito tempo que sentia a vontade, o impulso de voltar a Viana. Há vários anos que participo em eventos do ‘Instagram' e achei que estava na altura de dar um salto qualitativo na organização destes eventos em Portugal", explicou.

O Viana Winter Adventure é organizado por dois jornalistas, Rui Batista da agência Lusa e Luís Octávio Costa do jornal Público, e o designer João Bernardino. Em comum, têm "a vontade de explorar, registar experiências e de as partilhar com todos os que sabem que há um mundo lá fora".

"É uma ideia que nos une há muito tempo, a necessidade de explorar o mundo, o que está ao nosso lado ou no mundo e mostrar aos outros através da fotografia. Esta é uma ideia mais global, mostrar destinos, mostrar Portugal através da fotografia", adiantou.

Os ‘instagramers' locarl, diogolage, jpaulopimenta, alexcoelholima, jessica_reis, marchi3003, teresacfreitas, martanferreira, mctoro_o, são os convidados do evento, que está a ser divulgado numa página na Internet criada para o feito.


Autor: Lusa