twitter

Novo alargamento de horários em 44 centros de saúde do Norte a partir de hoje

Novo alargamento de horários em 44 centros de saúde do Norte a partir de hoje
Fotografia

Publicado em 05 de janeiro de 2018, às 17:04

“No que diz respeito a camas suplementares nos hospitais, estando prevista a abertura de 364 para todos as unidades da região, até à presente data apenas tivemos necessidade de abrir 277”, acrescenta a ARS-N.

A Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) anunciou hoje o “alargamento de horários” em 44 centros de saúde para adequar os serviços “às temperaturas adversas dos próximos dias”, indicando prever-se a abertura de 364 camas nos hospitais.

Esta é já a terceira vez que a ARS-N reforça os serviços dos centros de saúde da região desde 26 de dezembro, dia de tolerância de ponto, e até agora foram feitas diariamente, no “horário alargado”, cerca de 1.600 consultas extra de Medicina Geral e Familiar, ao passo que a média diária geral dos atendimentos “tem oscilado entre os 6.000 e os 7.500 episódios por dia”, revela a ARS-N em comunicado.

Este novo “plano de resposta da ARS-N aos cuidados de saúde” surge na sequência de medidas já tomadas a 29 de dezembro, com o reforço de horários em 39 unidades de saúde e pretende responder ao “aumento de procura” e como forma de “adequação dos diferentes serviços face às temperaturas adversas já verificadas e previsíveis para os próximos dias”, explica a ARS-N.

Fonte da ARS-N explicou à Lusa que o plano se manterá até que se justifique.

Quanto aos atendimentos nos centros de saúde da região, a ARS-N clarifica que, “até esta data, em horário alargado, foram efetuadas, diariamente, mais cerca de 1.600 consultas de Medicina Geral e Familiar”.

De acordo com a ARS-N, “comparativamente com período homólogo do ano anterior”, tais dados não representam um “aumento significativo”.

Segundo a ARS-N, está em causa um crescimento de “cerca de 1%”, algo “ainda muito aquém da capacidade de resposta por esta ARS prevista”.

“A procura dos serviços de urgência hospitalar segue a mesma tendência dos centros de saúde, sendo que, nesta data, e pese embora o alargamento e adequação das equipas, a média diária tem oscilado entre os 6.000 e 7.500 episódios por dia, aproximadamente”, acrescenta aquela entidade.

Quanto a “camas suplementares nos hospitais”, está “prevista a abertura de 364 para todas as unidades da região”, mas até ao momento apenas houve “necessidade de abrir 277”, indica ainda a ARS-N.

Quanto ao alargamento dos horários dos centros de saúde, estão em causa 44 unidades em várias zonas do Norte.


Autor: Lusa