twitter

Fenprof elogia moção da AR para contagem de todo o tempo para progredir na carreira

Fenprof elogia moção da AR para contagem de todo o tempo para progredir na carreira
Fotografia

Publicado em 15 de dezembro de 2017, às 14:41

O líder da Fenprof adiantou que os sindicatos e o Governo voltam a reunir-se no dia 20 de dezembro para discutir o acesso dos professores ao 5.º e 7.º escalões.

Os sindicatos dos professores estiverem hoje reunidos com o Governo por causa da carreira docente, mas a “boa notícia veio de fora”, do parlamento, onde foi aprovada uma moção para contagem de todo o tempo no descongelamento das carreiras.

A reunião de três horas entre os sindicatos e a secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra leitão, e a secretária da Administração e Emprego Público, Fátima Fonseca, serviu para fazer a calendarização do descongelamento e progressão da carreira, disse o secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, aos jornalistas.

No entanto, a “boa notícia veio de fora”, acrescentou o sindicalista, aludindo à aprovação, hoje, pela Assembleia da República, de um projeto de resolução do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) para a contagem de todo o tempo de serviço para efeitos de progressão na carreira da função pública.

Apesar da abstenção do PSD e do CDS-PP, o texto foi apoiado por PS, BE, PCP e PAN, recomendando ao Governo socialista que, "em diálogo com os sindicatos, garanta que, nas carreiras cuja progressão depende também do tempo de serviço prestado, é contado todo esse tempo para efeitos de progressão na carreira e da correspondente valorização remuneratória", em referência, por exemplo, aos docentes.

No dia 10 de janeiro, começam as reuniões para discutir o reposicionamento dos cerca de 7.000 professores que estão retidos no primeiro escalão, porque quando entraram para os quadros a progressão na função pública estava congelada.

Para dia 24 de janeiro está marcado o início das negociações para a recuperação do tempo de serviço dos professores.


Autor: Lusa