Fotografia: DR

Fogueira arde 12 horas em largo de Viana para promover o convívio no Natal

O movimento cívico já conseguiu juntar “duas cargas de lenha de eucalipto” para garantir que a fogueira “arda, lentamente, durante 12 horas”.

Redação/LUSA
13 Dez 2017

Juntar três freguesias de Viana do Castelo à volta da fogueira, durante 12 horas, na véspera de Natal, num largo comum a todas, para conversar e conviver é a proposta de um grupo de cidadãos do Vale do Neiva.

“A ideia surgiu de forma espontânea, numa conversa de uma dúzia de pessoas das três freguesias que, habitualmente, frequentam o largo das Neves e que se predispuseram a realizar a iniciativa informal, de todos e para todos”, disse hoje à agência Lusa, porta-voz do grupo Lenhadores do Largo, Luís Franco.

A “ideia espontânea” começou a “ganhar forma” e, com a designação Fogueira de Natal, vai realizar-se, pela primeira vez, a partir das 16:00 do dia 23 até às 04:00 do dia 24, no largo partilhado pelas freguesias de Barroselas, Mujães e Vila de Punhe, na margem esquerda do rio Lima.

“Nos dias que correm é cada vez mais difícil juntar as pessoas. O que pretendemos é que se reúnam à volta de fogo, como os nossos antepassados, para contar e criar histórias, estabelecer conversas adiadas e inacabadas, encontrar e confraternizar os conterrâneos da diáspora que regressam às origens, numa importante celebração de assembleia familiar, para matar saudades”, adiantou Luís Franco.

O movimento cívico já conseguiu juntar “duas cargas de lenha de eucalipto” para garantir que a fogueira “arda, lentamente, durante 12 horas”.





Notícias relacionadas


Scroll Up