twitter

Solidariedade garante cuidados a animais após assalto a gatil da União Zoófila em Lisboa

Solidariedade garante cuidados a animais após assalto a gatil da União Zoófila em Lisboa
Fotografia

Publicado em 28 de novembro de 2017, às 15:13

O Gatil da União Zoófila de Lisboa alberga cerca de uma centena de gatos.

A União Zoófila disse hoje que os apoios dados pelas pessoas, essencialmente no envio de medicamentos, permitiram a assistência necessária aos animais do gatil, depois de a enfermaria daquela unidade ter sido assaltada e vandalizada.

Na madrugada do passado sábado, a enfermaria do Gatil da União Zoófila de Lisboa foi assaltado, tendo sido levada toda a medicação, desparasitante interno e externo, além de que "partiram tudo".

"Felizmente não magoaram qualquer gato, mas deixaram-nos sem capacidade para tratar deles", refere o grupo numa publicação na sua página do Facebook, acrescentando que foi feita queixa à PSP.

Na sequência da denúncia, a União Zoófila fez também um apelo à solidariedade das pessoas e, quatro dias depois, já têm tido grande ajuda.

"Os apoios que temos recebido são essencialmente dados por particulares sensíveis a esta causa e que nos têm vindo doar alguns artigos e medicamentos (os donativos variam entre uma caixa de comprimidos já semi utilizada pelos seus animais a várias embalagens compradas para o efeito). É difícil contabilizar o número de ajudas, mas o apoio e encorajamento foi francamente reconfortante", revelou hoje Mafalda Ferreira à agência Lusa.

A representante referiu que os apelos da União Zoófila são constantes, mas "estes golpes" tornam ainda mais difícil manterem-se "à tona de água", o que significa que não conseguem dar aos animais que acolhem as condições de saúde e dignidade que precisam e merecem.

"Mas a resposta e solidariedade que nos foi dada nesta altura permitiu que conseguíssemos manter os cuidados de saúde necessários sem prejuízo para os animais. E também os voluntários e padrinhos ajudaram imediatamente a suprir qualquer falha mais urgente", sublinhou.


Autor: LUSA/Redação