Fotografia:
Ano do Colaborador do Hospital de Braga

O Hospital de Braga elege 2014 como o “Ano do Colaborador”, como um ingrediente da competência, da capacidade e da mobilização: “Acreditamos que o próximo ano pode e deve centrar-se na nossa capacidade de trabalhar em equipa. Queremos fomentar um espírito mais forte e mais solidário entre todos os profissionais que fazem parte desta enorme equipa”. A busca do conhecimento eleva o profissionalismo e a confiança instituída aos utentes. É imprescindível criar uma relação fundamental de credibilidade, conforto e bem-estar na relação saudável entre o prestador de serviços e todo o seu potencial utilizador: “Ser colaborador, no entanto, tem de ser mais do que saber trabalhar em equipa.

Albino Gonçalves
13 Jan 2014

Colaborar deve ter também uma carga de ato cívico. A capacidade de contribuir para que este seja um mundo melhor. Reciclar é colaborar na proteção da natureza. Fazer voluntariado é colaborar para uma sociedade melhor. Doar roupa e alimentos e colaborar para uma sociedade mais fraterna.
É um diálogo desafiante à cidadania social dos profissionais de saúde do Hospital de Braga para a inserção de um caminho mais ativo de solidariedade social e uma aliança mais dinâmica com os problemas graves que sobrecarregam a sociedade civil, desafortunada com a situação dramática vivida em Portugal. É um apelo espiritual e de sentimento emotivo, de reconhecimento verdadeiro pelo papel que podemos desempenhar junto dos mais carenciados. Não basta estarmos aliados ao desempenho das nossas tarefas caracterizadas no exercício da saúde preventiva ou curativa – importa, dentro das possibilidades e boa vontade de cada um de nós, recompensar com um pouco que esteja a mais ou já se encontre inutilizado, como é o caso de vestuário, mobílias, um gesto amigo por via de uma saca de géneros alimentícios ou uma contribuição monetária para superar as dificuldades económicas de milhares de famílias neste momento vividas no desespero e da exclusão social. “Colaboremos para que nos possamos afirmar como melhores profissionais e cidadãos. Participemos com as nossas ideias e atitude para, como dizia Baden Powell, pai do escutismo mundial deixar o mundo melhor do que o encontrámos”.
Como meta precípua devemos construir uma sociedade com projetos de felicidade e recuperar a auto-estima, a motivação de viver com alegria e a dignidade que nos assiste. A mensagem da Comissão Executiva do Hospital de Braga aos seus profissionais termina deste modo: «São estes os colaboradores que queremos celebrar em 2014. Os homens e mulheres que, todos os dias, colaboram nas mais diferentes áreas para que o Hospital de Braga, seja uma instituição “mais e melhor”. Este é o nosso ano!»
Não tenho dúvidas de que os profissionais de saúde do Hospital de Braga, pela sua excelência no desempenho diário da sua missão de trabalho junto dos utentes, pelo seu perfil humanizante, pela ética e pela moral como distintivo do dever, pelo cunho da sabedoria e pelos seus princípios altruístas na luta contra as maleitas da vida, perceberam e associaram-se com todas as sinergias a este nobre projeto de 2014, tendo por pressuposto as palavras de Charles Chaplin: “A persistência é o caminho do êxito”.




Notícias relacionadas


Scroll Up