Fotografia:
Venha lá 2014

Terminado o ano de 2013 importa fazer uma retrospetiva do ano que findou, realçando as conquistas, com destaque natural para as figuras portuguesas associadas a esses êxitos, quer seja em contexto nacional ou internacional. Um dos factos mais marcantes do ano foi a vitória de João Sousa no Ténis, vimaranense de 24 anos, o primeiro português a vencer uma prova do ATP World Tour, sendo o seu primeiro título profissional sénior, tendo atingido o 77.º lugar do ranking ATP. Como figuras do ano não podemos esquecer Cristiano Ronaldo onde as suas exibições, quer no seu clube ou na seleção, marcaram o seu desempenho sendo considerado por muitos como o melhor jogador do mundo e que aspira a vencer a Bola de Ouro, em eleição a realizar brevemente pela FIFA.

Luís Covas
3 Jan 2014

Ronaldo marcou no ano que agora finda 69 golos, batendo todos os records registados até ao momento, sendo ainda determinante no apuramento da seleção nacional portuguesa no caminho para o mundial de futebol a realizar no Brasil, no próximo mês de junho.
Destaque também para a Canoagem com Emanuel Silva e João Ribeiro, a conquistarem o título de Campeões do Mundo de K2 500m, um título há muito perseguido pela canoagem portuguesa sendo a primeira medalha de ouro em campeonatos do mundo absolutos.
Outro atleta em evidência foi o ciclista Rui Costa, natural da Póvoa de Varzim, que conquistou o Campeonato Mundial de Estrada que decorreu em Florença, sendo que Portugal ganhava, pela primeira vez, um campeão do mundo no ciclismo. A juntar a este título mundial há a salientar a vitória em 2 etapas que conseguiu na Volta a França, a mais prestigiada competição velocipédica internacional.
No Atletismo saliência para Sara Moreira, a fundista portuguesa sagrou-se campeã europeia dos 3000 metros em Pista Coberta, depois do 2.º lugar nos Europeus de 2010 e do 3.º em de 2012, ambos nos 5000 metros. Desta vez não deu hipótese e venceu com autoridade no evento realizado na Suécia. Figura do atletismo nacional há vários anos, Sara Moreira é uma atleta capaz de brilhar em pista, estrada e crosse.
Ainda digno de registo foi a vitória de Carlos Sá, natural de Barcelos, praticante de atividades de montanha nas mais diversas vertentes, tais como trailer e ultramaratonista, ao vencer a Badwater, a ultramaratona mais dura do mundo, que se realiza nos EUA. Uma palavra de elogio para os treinadores portugueses, Fernando Santos e Carlos Queirós que à frente das equipas que orientam apuraram as seleções da Grécia e Irão para o mundial de futebol.
Realce também para a Universidade do Minho ao conquistar o Campeonato Europeu de Universitário de Andebol que se realizou em Katovice, na Polónia, ao vencer na final uma Universidade da Croácia. O atleta, Tiago Pereira conseguiu ainda o troféu de melhor jogador do torneio.
Digno de registo é ainda o 1.º lugar alcançado pela academia minhota como “a melhor universidade europeia de desporto universitário em 2013”, conforme ranking da EUSA.
No que ao Desporto Escolar diz respeito o realce vai para a bracarense Mariana Silva, da EB de Tadim que nas Universiades Escolares conquistou a medalha de Bronze na modalidade de Xadrez
Venha lá então 2014, com a perspetiva de novas conquistas e saborearmos novas vitórias, embora os tempos se apresentem muito difíceis!




Notícias relacionadas


Scroll Up