Fotografia:
No topo da Europa

Em desporto, pode haver sorte ou azar em momentos pontuais de um jogo ou de um campeonato, mas em regra, ganham sempre os melhores. A Universidade do Minho, em conjunto com a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), que é o seu clube desportivo, viu reconhecido o seu mérito na competição desportiva universitária a nível europeu, sendo em 2013 a “Melhor Universidade da Europa” no ranking da Associação Europeu da Desporto Universitário (EUSA), entidade que organiza os Campeonatos Europeus Universitários. Infelizmente, não é muito normal, para o nosso país, apresentar-se no topo dos rankings europeus quando se fala em Desporto ou em Ensino Superior. Enche-nos de orgulho o facto de colocar “Portugal no Topo da Europa”!

Fernando Parente
27 Dez 2013

A Universidade do Minho e a AAUM, vão receber em Abril de 2014, em Denizli, Turquia, o prémio de “Melhor Universidade Europeia de Desporto Universitário em 2013”, pelo facto de ter tido os melhores resultados desportivos no conjunto dos 17 Campeonatos Europeus Universitários realizados este ano, nos quais, participaram cerca de 400 universidades, as quais pontuam em função dos resultados obtidos. Para participar nestes campeonatos, as Universidades têm que vencer internamente em cada país os seus Campeonatos Nacionais Universitários, o que indiretamente envolve certamente mais de 3000 Universidades. Para chegar a este feito internacional extraordinário, foram decisivas a vitória no Andebol masculino (Katowiche) e segundo lugar do Futsal feminino (Málaga), assim como as brilhantes prestações das equipas de Taekwondo (4.º lugar – Moscovo), Futsal masculino (6.º – Málaga), Futebol masculino (7.º – Almeria), Voleibol feminino (7.º – Nicosia) e Voleibol de Praia masculino (7.º – Porto). A Universidade do Minho participou ainda nos Campeonatos de Karaté (Budapeste), Judo (Coimbra) e Basquetebol 3×3 (Roterdão). Em termos individuais, destaque para o Taekwondo onde se alcançou uma medalha de ouro (Júlio Ferreira, aluno de Arquitetura na categoria -74Kg); 6 de bronze (Rui Bragança, Medicina, -58Kg, João Ferreira Eng.ª de Comunicações, -68Kg, Beatriz Fernandes, Economia, nos -67Kg, Ana Coelho, Eng.ª Biomédica -49Kg, Ana Rita Lopes Enfermagem -57Kg, e José Fernandes, Medicina, -74Kg).
A Universidade do Minho/AAUM tem tido uma presença de topo no ranking da EUSA nos últimos anos, tendo sido 3.ª classificada em 2010, e segunda em 2011 e 2012, apenas a 1 pontos dos vencedores nestas duas últimas edições.
O posicionamento atual da Universidade do Minho face ao desporto, nomeadamente a sua integração no projeto educativo, parceria entre os Serviços de Acção Social (SASUM) e AAUM na organização do desporto e estreita colaboração com os clubes e associações desportivas da região no âmbito do desenvolvimento desportivo local e regional têm sido as chaves do sucesso em termos de resultados nacionais e internacionais. Passados 20 anos após o lançamento dos serviços desportivos na Universidade do Minho que mobilizam mais de 10.000 pessoas em Braga e Guimarães e após a organização de 8 grandes eventos mundiais, é alcançada a mais alta posição do desporto competitivo universitário na Europa, o que torna a Universidade do Minho numa das Instituições de Ensino Superior mais respeitada a nível mundial em matéria de Desporto Universitário.
Parabéns aos Reitores, Administradores dos SASUM e Presidentes da AAUM, que com as suas equipas, treinadores e atletas, trabalham diariamente e há mais de 20 anos para que hoje estejam no “Topo da Europa”!




Notícias relacionadas


Scroll Up