Fotografia:
Mais Braga

No final da passada semana, os adeptos do Sporting Clube de Braga puderam ver confirmada a continuidade do projecto do seu actual Presidente da Direcção. Todavia, se do ponto de vista da gestão do clube tal desiderato poderia eventualmente tranquilizá-los, o desempenho recente da equipa (na proporcional relação entre exibições e resultados) tem sido motivo de inquietação junto da sua massa adepta. A este nível, não vale a pena dramatizar as situações e há que perceber que os ajustamentos de plantel e a mudança de filosofia e de práticas dos treinadores acarretam sempre custos numa fase inicial da temporada.

Ricardo Rio
31 Out 2013

Ainda assim, há que aproveitar o próximo jogo (novamente em casa) e, sobretudo, a eliminatória da Taça contra o Olhanense para arrepiar caminho e devolver o Braga ao trilho que todos desejamos, iniciando a recuperação para os lugares “Champions” que agora distam tantos pontos quantas as posições na tabela classificativa.
Nestas circunstâncias, porém, é natural que os adeptos Bracarenses tendam a revelar o seu desencanto, o que é caminho fértil para o aparecimento de “novos heróis”. E é aí que se pode enquadrar a feliz coincidência do aparecimento em grande plano da equipa de futsal SCBraga/AAUM.
Enquanto modalidade desportiva, o futsal tem vindo a conquistar o seu espaço a nível nacional, quer pela dinâmica e qualidade do desporto em si, quer pela oportunidade de visionamento dos jogos nas diversas transmissões televisivas, quer pela natural simpatia que colhe junto dos muitos milhares de praticantes amadores.
Afinal, num país com uma meteorologia agreste como o nosso, é seguramente mais fácil juntar 10 amigos para uma partida indoor de futsal, do que os 22 necessários para a prática do desporto-rei.
A rápida adesão às competições profissionais desta modalidade foi ainda facilitada pela presença de muitos dos clubes com bases de apoio consolidadas: o Sporting e Benfica à cabeça, mas também o Belenenses, a Académica, o Rio Ave, etc.
Em Braga, a maior projecção do futsal surge com a feliz parceria estabelecida em 2007 entre o Sporting de Braga e a Associação Académica da Universidade do Minho: o SCB/AAUM.
Beneficiando de instalações de excelência, de uma base de recrutamento de altíssima qualidade – assente nas selecções universitárias que brilham recorrentemente, no plano nacional e internacional – e de meios técnicos de enorme valia, a ascensão foi consolidada.
Depois da subida à primeira divisão em 2011, registe-se a participação na final da Taça de Portugal na época de 2012/2013 (e na Supertaça subsequente) e a brilhante prestação na época em curso, a que acrescem excelentes resultados nas camadas jovens e a chamada de diversos atletas às selecções nacionais. Daí que, para muitos Bracarenses, um dos principais focos de atenção para a época em curso esteja no Pavilhão da Universidade do Minho.
Fica aqui a sugestão de uma visita, no fim-de-semana de 9 de Novembro, para a recepção à Académica. Verá que dá o seu tempo por bem empregue!
rioric@gmail.com
madeinrr@blogspot.com




Notícias relacionadas


Scroll Up