Fotografia:
Homenagens à portuguesa

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, recebeu na passada segunda-feira a Medalha de Ouro da cidade de Gondomar, que corresponde o título de cidadão honorário da cidade, cerimónia conduzida pelo Major Valentim Loureiro, que cessa funções após cinco mandatos, num ato em que o líder do FC Porto recordou os momentos de felicidade vividos neste concelho, quando “o Porto virou costas ao seu clube”. O presidente do FC Porto manifestou-se “muito grato” pela distinção tomada por unanimidade pela vereação da Câmara Municipal de Gondomar e pelo facto de esta comenda ser a última entregue pelo amigo Valentim Loureiro, em vésperas de cessar funções como presidente da autarquia.

Luís Covas
11 Out 2013

Confesso que fiquei deveras surpreendido quando li e ouvi a notícia desta homenagem prestada pela CM de Gondomar ao presidente do FC Porto, Pinto da Costa. Logo nessa altura me veio ao pensamento o que justificaria tal deliberação da Camara Municipal de Gondomar que confere o título de cidadão honorário ao presidente do FC Porto, Pinto da Costa. Independentemente da cor clubista que possamos ter, sei reconhecer o mérito dos vários agentes desportivos que muito tem contribuído para o sustentáculo e desenvolvimento do desporto deste país e das agremiações desportivas que muito fazem em prol de uma causa para o bem comum sendo na maior parte das vezes desenvolvido em regime de voluntariado. Situações idênticas podem–se encontrar noutras áreas da sociedade portuguesa que também devem ser objeto de reconhecimento ao mérito. No entanto daí a homenagearem-se pessoas que pouco ou nada representam para esse município já é de questionar. Perante tal situação, seguramente que muitos cidadãos já se devem ter interrogado do porquê desta homenagem, num concelho fora da jurisdição do homenageado, pelo que se levantam dúvidas sobre as verdadeiras razões da atribuição de tal comenda.
O Major Valentim Loureiro considera que o presidente portista merecia mais homenagens – «Pinto da Costa deveria ter sido homenageado por outras câmaras e instituições anteriormente. Dada a amizade que tem por ele e já que não é concorrente do Boavista faz com que torça pelas vitórias do FC Porto». Ai como a memória é curta!..
No entanto eu questiono o porquê de só agora esta homenagem? Será compreensível a uma semana de abandonar o trono? Então porque é que não o fez há mais tempo? E só porque já não é concorrente do Boavista é que se atribui a homenagem? Se me perguntarem por tudo quanto Pinto da Costa fez pelo FC Porto é de enaltecer? Claro que sim! Dirigente impar da nossa sociedade guindou o seu clube às maiores conquistas nacionais e internacionais pelo que deve ser reconhecido como tal e serem-lhe prestados os devidos tributos por tudo quanto fez, mas relegando as amizades para segundo plano neste tipo de situações. Desse modo deixará de haver suspeições sobre estes tributos contribuindo para uma maior transparência e seriedade da nossa sociedade civil e desportiva.




Notícias relacionadas


Scroll Up