Fotografia:
O problema das democracias

O problema das democracias é a crise de valores. Não o terá sido sempre? Afinal, a democracia baseia-se no indivíduo e não nas massas. É educando o indivíduo para o seu papel democrático que obtemos uma verdadeira democracia. Esta traz muitas oportunidades mas também muitos oportunistas. É aqui que reside a diferença entre o sucesso da democracia ou o seu fracasso. E aquilo a que temos assistido é ao sucesso destes. E são estes que põem em causa a democracia, pois estes, por defeito, desempenham um mau papel.

Maria de Fátima Nascimento
22 Ago 2013

Então o que se deverá fazer? Como se poderá defender a democracia dos interesses particulares que teimam em sobrepor-se aos do país? Como defender a democracia da ditadura dos interesses económicos e financeiros? Há que haver força política para tal. Esta força reside na moral de cada uma das pessoas que compõe a política. Só assim se consegue o equilíbrio desejado e tão necessário à sobrevivência da democracia.
Há democracias que funcionam bem, as que funcionam menos bem e as que funcionam mal.
Viver em democracia não é fácil. Parte-se do princípio de que todos conhecem o seu papel nela e nem sempre é assim. A democracia é tão frágil que depende da integridade das pessoas que, supostamente, deveriam defendê-la. E tal nem sempre acontece. As democracias devem defender os interesses do povo antes do interesse económico. Só assim se tem uma base sólida para uma democracia sólida. Só assim se consegue viver perfeitamente em democracia. A ditadura económica e financeira não pode suplantar os interesses de cada país. Nada e muito menos o dinheiro pode comprar o bem-estar social de um país. O que se passou na Grécia não se justifica. Ainda por cima quando as estratégias impostas são as erradas, se insiste cegamente nas mesmas e não se admite o fracasso. Ainda por cima quando se tem a responsabilidade de levar um país à falência. Ainda por cima quando são pessoas que deveriam estar devidamente preparadas e saber o que fazem. Como se justifica tanta incompetência? Que ideia sinistra estará por trás deste terrível desastre? Nunca senti tanta solidariedade para com um povo tão desprezado e tão injustiçado!




Notícias relacionadas


Scroll Up