Fotografia:
O Rio de Janeiro vai estar ainda mais lindo!

A Jornada Mundial da Juventude, que se realiza anualmente nas dioceses de todo o mundo, prevê a cada 2 ou 3 anos um encontro internacional dos jovens com o Papa, que dura aproximadamente uma semana. A última JMJ internacional foi realizada em Agosto de 2011, na cidade de Madrid, Espanha, e reuniu mais de 190 países. As JMJ têm a sua origem nos grandes encontros com os jovens celebrados pelo Papa João Paulo II, em Roma. O Encontro Internacional da Juventude, por ocasião do Ano Santo da Redenção aconteceu em 1984, na Praça São Pedro, no Vaticano. Foi lá que o Papa entregou aos jovens a Cruz que se tornaria um dos principais símbolos da JMJ, conhecida como a “Cruz da Jornada”.

Maria Susana Mexia
12 Jul 2013

O ano seguinte, 1985, foi declarado Ano Internacional da Juventude pelas Nações Unidas. Em Março houve outro encontro internacional de jovens no Vaticano e no mesmo ano João Paulo II anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude.
A primeira JMJ foi diocesana, em Roma, no ano de 1986. Seguiram-se os encontros mundiais: em Buenos Aires (Argentina – 1987) – com a participação de 1 milhão de jovens; em Santiago de Compostela (Espanha – 1989) – 600 mil; em Czestochowa (Polônia – 1991) – 1,5 milhão; em Denver (Estados Unidos – 1993) – 500 mil; em Manila (Filipinas – 1995) – 4 milhões; em Paris (França -1997) – 1 milhão; em Roma (Itália – 2000) – 2 milhões, em Toronto (Canadá – 2002) – 800 mil; em Colónia (Alemanha – 2005) – 1 milhão; em Sidney (Austrália – 2008) – 500 mil; e em Madrid (Espanha – 2011) – 2 milhões.
São eles, os jovens, os protagonistas deste grande encontro de fé, esperança e unidade. A JMJ tem como objetivo principal dar a conhecer a todos os jovens do mundo a mensagem de Cristo, mas é verdade também que, através deles, o rosto jovem de Cristo se mostra ao mundo.
“Encontros de amor, sonhados por Deus e abraçados pelos jovens. Vozes que precisam de ser ouvidas e um coração pronto para as acolher”.
A XXVIII Jornada Mundial da Juventude será realizada de 23 a 28 de Julho de 2013, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil e tem como lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”.
Será a primeiro encontro com a presença do Santo Padre Francisco! Todo o mundo, mas muito especialmente a América Latina, está de olhos e coração postos no Rio de Janeiro e espera frutos inumeráveis destas jornadas. Para além do calor humano, da grande fé e esperança que se ateiam, a América Latina é um vulcão de conversões, vocações, transbordando alegria, entusiasmo e crença num futuro diferente para todos, especialmente os mais necessitados de pão, de espiritualidade e crença num Deus Salvador que jamais nos esquecerá. “Deus não rejeita nem condena o homem, o homem é que se condena rejeitando Deus”.




Notícias relacionadas


Scroll Up