Fotografia:
O conceito e a importância do sucesso (I)

Sucesso, em termos gerais e simples, consiste na realização de qualquer coisa valiosa para cada um de nós. Pode ser a paz de espírito e a felicidade; pode referir-se à união e harmonia no lar e na família; pode consistir no gosto pelo trabalho e pela profissão: pode também ter em conta a independência financeira; pode ainda ser a alegria e a satisfação por servir os outros; podemos também considerar o sucesso como o desenvolvimento das forças construtivas inerentes ao homem; ou a concretização adequada dos seusideais; ou ainda a realização correta da própria profissão acompanhada de uma satisfação interior da própria pessoa. Estas são algumas entre muitas outras concepções de sucesso.

Artur Gonçalves Fernandes
4 Abr 2013

Zu Tavern escreveu: “Talvez ainda se não tivesse encontrado uma definição de sucesso aplicável a todas as pessoas. Cada um de nós tem a sua ideia pessoal de sucesso, e essa mesma ideia vai-se modificando com a passagem do tempo. Para alguns, sucesso é igual a fama; para outros, riqueza em dinheiro; para outros ainda, apenas amor e felicidade.” É uma lei da natureza humana (e, por isso, uma obrigação de cada um de nós) realizar, granjear respeito, ser um trabalhador e construtor ativo e deixar o mundo um pouco melhor que o encontrado.
 O homem existe para realizar algo e deixar obra feita; daí afirmarmos que a maior satisfação da vida provém da realização ajustada da atividade diária. O desejo de agir nasce connosco. Desejamos sempre fazer qualquer coisa digna e chegar mais além, atingindo e concretizando alguns dos nossos ideais. A pedra angular do sucesso e da realização é a vontade. Quando o homem faz qualquer coisa para seu bem ou dos outros é feliz e sente-se útil e rea-
lizado. A ambição é a força que nos empurra para a luta. No momento em que deixarmos neutralizar essa força, no momento em que deixarmos de avançar, no momento em que essa ambição morre, é então que nós morremos também. O sucesso real foi planeado para ser atingido nos três domínios do ser humano: físico, mental e espiritual.
Pena é que muitas pessoas, nomeadamente as mais responsáveis pela educação das comunidades, se desviem destas metas gerais do verdadeiro sucesso que deve contribuir para o bem de todos. E, assim, surgem as grandes aberrações sociais, tais como, as injustiças, as perversões, os abusos dos mais poderosos em relação aos mais frágeis e toda a enorme sucessão de malfeitorias que se veem por esse mundo fora.
O nosso futuro e a nossa esperança estão nas mãos dos que tomam a sério a sua responsabilidade pela realização pessoal, pelo seu próprio desenvolvimento harmonioso, dando ainda um forte contributo para o bem-estar dos outros. A maior responsabilidade do homem é a de se aperfeiçoar
continuamente. Tudo o que se faz diariamente está intimamente relacionado com o grau do nosso sucesso na vida. O segredo e o êxito das pessoas de sucesso estão no hábito de fazer coisas que incomodam os fracassados e os frustrados da vida que, por desleixo e falta de vontade própria, não querem nem gostam de trabalhar ou de fazer coisas interessantes. As biografias das pessoas que deixaram a uma marca notável no mundo são um repositório de trabalho incessante. Ao longo dos tempos, tem sido considerado como princípio ou lei universal que o verdadeiro sucesso apenas se consegue com grande esforço e muito sacrifício. Longfellow escreveu: “Todas as vidas dos grandes homens nos recordam que podemos tornar sublimes as nossas vidas. E, partindo, deixar atrás de nós pegadas nas areias do tempo.” O denominador comum do autêntico sucesso está na dedicação, no dinamismo e na persistência constante ao longo da vida.




Notícias relacionadas


Scroll Up