Fotografia:
O luxo e o lixo

Pode um vestido custar quatro milhões e meio de euros? Pode: foi recentemente apresentado na semana da moda da Ucrânia e está cravejado de diamantes negros, pesando 13 quilos… Pode um par de sapatos custar 350 mil euros? Pode: foi concebido pela “designer” neozelandesa Kathryn Wilson e está repleto de pedras preciosas… Pode um bife custar 273 mil euros? Pode: é diariamente vendido (a rodos) no restaurante Old Homestead Steakhouse, de Nova Iorque – um bife de vacas criadas em pastos japoneses e massajadas diariamente…

Victor Blanco de Vasconcellos
7 Mar 2013

Pode um carro ser vendido por 27 milhões de euros? Pode: trata-se de um Ferrari 259 GTO de 1962, construído pelo piloto britânico Sir Stirling C. Moss…
Pode uma máquina fotográfica custar dois milhões e 200 mil euros? Pode: é uma Leica O-Series de 1923, que recentemente mudou de dono num leilão internacional…
Pode um iate custar 378 milhões de euros? Pode: pertence ao conhecido milionário russo Roman Abramovich e é o maior e mais caro iate privado do mundo…
Pode uma “simples” capa para o mini-iPad que acaba de ser lançado no mercado custar 547 mil euros? Pode: foi criada pela The Natural Sapphire Company e está coberta (a capa) de safiras e diamantes de sonho…
Pode uma “singela” malinha de mão custar 4 mil euros? Pode: Christine Lagarde, a toda-poderosa presidente do Banco Mundial, uma das entidades que anda a impor medidas de austeridade aos portugueses, foi recentemente a Davos (ao Forum Económico Mundial) levando uma malinha Louis Vuitton que custa aquela quantia (e Lagarde tem-se gabado de possuir uma coleção de malinhas que inclui uma Barkin, da Hermés, que custa 8.000 euros)…
Pode um homem gastar 20 milhões de dólares em menos de duas semanas? Pode: gastou-os em 2002 o multimilionário sul-africano Mark Shuyleworth para passar apenas 10 dias de aventura numa estação espacial…
Pode uma mulher transportar consigo a escandalosa quantia de dois milhões (sim: dois milhões) de euros? Pode: transportou-os há pouco mais de uma semana a atriz Jennifer Garner, mulher do ator e realizador Ben Affleck, quando foi à cerimónia da entrega dos Óscares-2013 com um vestido e um conjunto de brincos e colar, tudo da marca Gucci, no valor dos tais… dois milhões!
***
E pode um sem-abrigo retirar do lixo das ruas de Braga cartões de papelão para poder dormir mais aconchegado nos claustros do Largo do Paço ou da Rua do Castelo, na Arcada ou no túnel da Avenida da Liberdade (é só lá ir ver…)? Para já, pode. Mas a curto prazo, esse ato poderá vir a ser considerado roubo e ao seu autor aplicada uma coima. Pelo menos há quem deseje que venha a acontecer!




Notícias relacionadas


Scroll Up