Fotografia:
Parece piada

Não, não é piada, o Sporting CP é mesmo a melhor equipa portuguesa de 2012, de acordo com a Federação Internacional de História e Estatística do Futebol. Não conheço as origens nem a dependência deste organismo, se é reconhecido pela UEFA e pela FIFA ou se é um organismo privado. Mas que emitiu a sua opinião e elaborou esta classificação isso é uma realidade que foi recentemente tornada pública. Como referi anteriormente não conheço esta entidade que elaborou este ranking, bem como o que galardoou José Mourinho como melhor treinador do ano quando na passada 2.ª feira a FIFA deu a conhecer os melhores do mundo.

Luís Covas
11 Jan 2013

O FC Barcelona foi eleito, pela quarta vez, a melhor equipa do ano, numa lista em que o Sporting é o melhor clube português. O Sporting acabou 2012 na 69.ª posição, mas bem à frente de FC Porto (82.º) e Benfica (94.º).
Outros dois clubes portugueses posicionaram-se no grupo acima dos 100 melhores para a IFFHS, visto que numa classificação de 400 clubes de todo o Mundo, Marítimo (117.º lugar) e Sporting de Braga (128.º) posicionaram-se nesta grelha de ordem tendo a Académica (282.º) sido o clube a fechar a lista dos emblemas portugueses a figurar neste ranking do ano.
Quanto ao FC Barcelona, o clube catalão, que lidera atualmente a liga espanhola, repetiu as posições alcançadas em 1997, 2009 e 2011.
O Chelsea, que ganhou a Liga dos Campeões, encerrou 2012 no 2.º lugar mundial, seguido dos argentinos do Boca Juniores, a melhor equipa sul-americana. O Corinthians, vencedor da Taça Libertadores e do Mundial de Clubes, surge na 5.ª posição, atrás do Atlético de Madrid, vencedor da Liga Europa.
Não sei quais os critérios nem os elementos que deram origem a esta desordem (?) pois não foram dados a conhecer ao público em geral.
Esta “federação” não está ligada a nenhuma entidade que superintende o futebol, talvez seja controlada por alguém alheio à modalidade e que teve a ideia de fazer umas estatísticas e dizer que é da história do futebol. Por mim, talvez fosse melhor nunca mais elaborarem novos rankings, pois se o futebol muitas das vezes cai em desgraça a continuar desta forma é a descredibilização total do desporto não só em Portugal como no mundo. Por outro lado, até pode ser enganador para todos os adeptos e simpatizantes do clube leonino visto que quem acreditar nesta notícia pode até pensar que o clube de Alvalade tem tido uns êxitos de realçar. Creio mesmo que deve ser a pior altura para o fazer visto que são os próprios responsáveis leoninos que afirmam que o clube está a passar o pior ou um dos piores momentos da sua história. Francamente deveria haver uma maior seriedade naquilo que se faz pois a continuar assim é emitir notícias sem qualquer crédito que suporte algo que os aficionados mereceriam. E numa altura em que muitos outros problemas se nos deparam no dia a dia nem sequer dá para fazer esquecer as amarguras da vida, que essas sim vão tornar a vida de qualquer cidadão mais difícil no seu futuro.
Até parece piada do 1.º dia de abril, mas esse ainda está para vir!




Notícias relacionadas


Scroll Up