Fotografia:
O Presépio 1

1 O vocábulo presépio (o mesmo que presepe) é de origem hebraica e, etimologicamente, significa a manjedoura dos animais. Num sentido mais lato era frequentemente usado para significar o próprio estábulo. Hoje utiliza-se para designar o grupo de figuras que representa o nascimento de Jesus. Diz S. Lucas (2, 7) que, quando Jesus nasceu, a Virgem o envolveu em panos e recostou numa manjedoura, por não haver lugar para eles na hospedaria. Aquela foi, portanto, o seu berço. Montar o presépio consiste em recriar o ambiente em que nasceu Jesus: uma gruta com uma manjedoura e a representação de pelo menos três pessoas: Jesus, Maria e José. 

Silva Araújo
6 Dez 2012

2. A representação mais antiga que se conhece do nascimento de Jesus, informa frei José Joaquim Lopes Morgado (catálogo de uma exposição de presépios no Museu da Olaria, em Barcelos, entre novembro de 1996 e janeiro de 1997), é um sarcófago datado de 343, que se conserva no museu sacro de São João de Latrão, onde aparece o Menino deitado num berço de palha e rodeado por um boi e um jumento.
Nas catacumbas de S. Sebastião, em Roma, há um presépio que se presume do ano 380, a decorar uma parede de sala mortuária de uma família cristã. O Menino está deitado numa espécie de mesa, junto da qual se veem o boi e o burro da tradição.
 
Nas catacumbas romanas vários frescos representam a Epifania (manifestação de Jesus ao mundo, representado pelos Magos). Na dos Santos Pedro e Marcelino dois personagens vestidos como os asiáticos e com um barrete frígio colocam-se à direita e à esquerda de uma matrona romana que segura o filho nos braços e apresentam ofertas em pratos. Na capela grega da catacumba de Priscila os personagens são três, vestem-se de cores diferentes e movimentam-se da esquerda para a direita, com oferendas nos braços estendidos, em direção à Virgem Maria sentada com o Menino ao colo. Uma outra versão da Epifania encontra-se na mesma catacumba, mas na Basílica de S. Silvestre e em escultura.
 
O conjunto mais impressionante, na opinião de Lopes Morgado, é constituído pelos mosaicos da Basílica de Santa Maria Maior, construída em Roma no século V após a proclamação de Maria «Mãe de Deus» pelo Concílio de Éfeso, em 431. Os do arco triunfal, por isso chamado de Éfeso, representam o Evangelho da Infância de Jesus, desde o anúncio a Maria e a José até à fuga para o Egito, incluindo cenas recolhidas nos apócrifos (livros que, embora de conteúdo semelhante ao dos livros inspirados, a Igreja não reconhece como tais, e por isso não fazem parte da Bíblia). Os da ábside (parte do fundo da igreja, de planta semi-circular ou retangular, onde ficam o altar, o ambão, a cadeira presidencial), já de fins de 1200, mostram abaixo a Dormição de Maria ladeada, à direita, pela Anunciação e a Natividade; à esquerda, pela Adoração dos Magos e a Apresentação no Templo. E acima, a sua coroação entre anjos e santos.
 
As representações do presépio tiveram um grande impulso a partir de 1223, ano em que S. Francisco de Assis, com a aprovação do Papa Honório III, resolveu fazer um presépio ao vivo num monte, frente à aldeia de Greccio, em Itália, na noite de 24 para 25 de dezembro.
O que então se passou contou-o Tomás de Celano, em 1229, na Vida Primeira («Fontes Franciscanas», I, pag. 296-297). Francisco de Assis mandou preparar uma manjedoura com feno e colocou perto dela um boi e um jumento. Sobre a manjedoura foi posto um altar em que se celebrou com toda a solenidade a Missa da meia-noite, na qual o próprio santo vestiu a dalmática de diácono. Pela consagração do pão e do vinho Jesus esteve presente e vivo naquele altar-manjedoura. Um dos assistentes teve a visão de que na manjedoura dormia uma criança e de que S. Francisco se aproximou dela para a acordar.
 
Após a descrição de Tomás de Celano vulgarizou-se a representação de presépios com figuras esculpidas.
 
Normalmente, o presépio é montado por ocasião do Natal. Locais há, porém, onde se encontra exposto durante o ano inteiro. Presépios há, inclusive, que constituem belas peças de museu.
(Conclui na próxima quinta-feira)




Notícias relacionadas


Scroll Up