Fotografia:
O PS/Braga e as eleições autárquicas de 2013

1O Diário do Minho (DM), em 19.11.12, deu-nos a conhecer um comunicado dos apoiantes de António Braga (AB) à CMB. Nesse comunicado, os apoiantes denunciam um estudo de opinião “encomendado” por Vítor Sousa (VS) e reclamavam transparência do estudo feito à medida (e de tamanho único) de VS como “escolha destacada à CMB”. Mais, os apoiantes de AB dizem que os “critérios não foram definidos como combinado”.O JN de 20.11.12 informa-nos que VS se “diz preparado e à altura para servir os bracarenses” e, por isso, avança com o “beneplácito de Mesquita Machado e Seguro”.

Manuel Esteves
23 Nov 2012

Hoje, dia 23, a CP selará esta “aquiescência caso AB não assuma (o que há muito tempo assumiu) ser candidato à CMB”, porque se isso acontecer haverá “diretas” no PS Braga à CMB.
Como os leitores ainda estão recordados, o DM apresentou, há duas semanas, uma sondagem realizada pela empresa “Aximage”. Nessa sondagem sobre as eleições autárquicas de 2013, os eleitores bracarenses foram claros: “António Braga é o melhor candidato do PS à Câmara Municipal de Braga (CMB) e o militante em melhores condições para suceder a Mesquita Machado”.
Dias antes da sondagem, neste espaço de cidadania do DM, partilhei com os leitores a minha posição de eleitor bracarense, sem acoplagem partidária, e de participante na sondagem da Aximage. Disse, na altura, que António Braga como militante do PS quer ser candidato à CMB; tem experiência autárquica; é o herdeiro do “mesquitismo” capaz de respeitar e manter o fio da memória autárquica iniciado, há cerca quatro décadas, por Mesquita Machado (MM); tem Braga no coração e no nome e é, por isso, o melhor candidato do PS na corrida autárquica para suceder a MM. Vítor Sousa (VS), apesar de ter conquistado e de controlar a máquina partidária, não é, a meu ver, o melhor candidato do PS à CMB e não tem, neste momento, as condições políticas exigidas para se afirmar como candidato vencedor.
2 – Os dados da sondagem vieram confirmar a minha posição. Não conheço António Braga. Conheço, isso sim, um amigo que me diz que António Braga é muito boa pessoa. (E se é muito boa pessoa os bracarenses podem confiar nele!). Mais, António Braga, sem ser candidato do PS, “os votantes dão 38,8% ao PS e 42,6% à coligação liderada por Ricardo Rio.“ Os 5% de vantagem da coligação, à distância de um ano, são curtos. E Ricardo Rio, por quem nutro alguma simpatia, anda em campanha há quase uma década. A sua margem de crescimento é, por isso, curta. Está no limite do crescimento da sua base de apoio! Mais, Ricardo Rio apesar de aparecer, nesta sondagem da Aximage, como “o melhor presidente de Câmara”, vai ser uma das vítimas das autárquicas de 2013. O seu PSD está a ser fustigado, o OE de 2013, em que ninguém acredita, e a tragédia grega em que estamos metidos, vão concorrer para um desaire autárquico do PSD em 2013. E Ricardo Rio não se vai livrar desta “troikanice” e, por isso, vai sofrer as consequências nas urnas porque os bracarenses não vão esquecer do terrível ano de 2013!
Em suma, o PS Braga se quer ganhar as eleições autárquicas de 2013 tem de escolher um candidato ganhador, capaz de gerar crescimento e alargar a sua base eleitoral. Os eleitores bracarenses (sondagem “Aximage) já ajudaram o PS na escolha: António Braga, militante do PS, é o melhor candidato à CMB e o portador da renovação.
De que é que está à espera o PS Braga se quer manter a CMB?




Notícias relacionadas


Scroll Up