Fotografia:
Livros sobre Braga

Li um artigo no vosso jornal do dia 11 (domingo), da autoria de Eduardo Jorge Madureira Lopes, a propósito dum blogue bracarense. O autor em questão lamenta o marasmo cultural relativo à edição de livros sobre Braga, após o desaparecimento das Livrarias Cruz e Pax, o que não é verdade, pois estas livrarias pouco ou nada publicaram sobre Braga.

Manuel Bonjardim
16 Nov 2012

A importância dessas livrarias é inegável. Foram referências importantes no quadro livreiro e cultural, em Braga e no País.
Em termos de vendas isso sim… Já quanto à SPPACOM, publicou alguns livros, em particular de Eduardo Pires de Oliveira e Luiz Costa.
Lembro que nos anos 50 apareceu a colecção Arte em Portugal, do Editor Marques de Abreu, com o livro sobre Braga. A seguir, publicaram o Dr. Sérgio Pinto e o jornalista Augusto Martins, já falecidos, um guia de Braga e o outro Braga Antiga, Constantino Ribeiro Coelho, Velharias, e nos anos 90, o Bilhete Postal Ilustrado 1996 – José Manuel Silva Passos e, em 1999, Braga percursos e memórias de granito, de Eduardo Pires de Oliveira.
Não esqueço o trabalho importante da Tipografia Barbosa e Xavier, na pessoa do senhor Martins, que publicaram o Album do Mestre José Veiga, sobre Braga e outros. Muito se tem publicado, com variadíssimos autores, sobre Capelas, Igrejas,  Monumentos, Instituições e Confrarias, e, muito recentemente, livros de José Carlos Peixoto e Miguel Louro, sobre o Bom Jesus do Monte. Também a Aspa, e a Universidade do Minho com o Departamento História, do ICS.
Ainda há muito a explorar, claro que sim!…
Para terminar, quero realçar a colecção referida por Eduardo Jorge Madureira Lopes, “Braga Cidade Bimilenar”, da Fundação Bracara Augusta, com o empenho e dedicação de Maria do Céu Sousa Fernandes, e o Amor a Braga do diretor editorial Eduardo Jorge Madureira Lopes. Livros com bons autores, belíssimos textos e Ilustrações. Pena é que já muitos se encontrarem esgotados, livros que são publicados com regularidade e que serão concerteza “invejados” por outras cidades do País. Também a Revista Bracara Augusta merece o nosso apoio.




Notícias relacionadas


Scroll Up