Fotografia:
Well done, Karl!

Em todas as áreas da sociedade, é sempre de enaltecer quando alguém opta por colocar as suas capacidades e disponibilidade ao serviço das suas paixões, assumindo-se como agente de mudança. Para muitos dos adeptos do Sporting Clube de Braga, Karl Donnelly não é nenhum desconhecido.

4 Out 2012

O irlandês que se fixou há cerca de uma década na cidade dos arcebispos, cedo assumiu um especial protagonismo pelo seu entusiasmo Braguista, sendo interveniente regular nos diversos espaços de discussão das matérias ligadas ao clube.
Sucede que, de há alguns meses a esta parte, Karl Donnelly lançou-se num tão arrojado quanto meritório projecto: enquanto a discussão em torno da História do Braga promete estar para durar – com a polémica em torno da real data de fundação como elemento mais crítico – o mais internacional dos adeptos do Braga optou por seguir outro caminho e reconstruir uma história com base nas “estórias” de um leque alargado de protagonistas.
Do adepto anónimo ao ex ou actual dirigente, técnico e jogador, dos funcionários do clube ao mais ferrenho dos seguidores do Braga, todos foram desafiados a partilhar os “instantes” que marcaram a sua ligação com o clube.
De entre o alargado leque de questões que Karl lançou aos seus interlocutores neste projecto, podem encontrar-se matérias da actualidade do clube, opiniões sobre o momento desportivo do Braga ao longo dos últimos anos, análises sobre factores estruturantes das competições futebolísticas nacionais e, no que me parece o elemento mais distintivo e agregador desta iniciativa, a troca de experiências e sensações em torno do convívio com o Sporting Clube de Braga.
Daí que, por mais dispersas e diversificadas sejam as perspectivas e distintas as respostas apresentadas a cada uma das suas questões, estou certo que todos nos poderemos rever em muitos dos momentos, vivências e sensações que Karl irá compilar.
E, a ser assim, o livro que será o output final deste projecto poderá assumir-se como uma verdadeira bíblia Braguista, e um instrumento de identificação de afinidades e partilhas entre os adeptos do clube, reforçando o espírito de comunidade que os últimos anos fortaleceram a olhos vistos.
Também por isso, creio-o merecedor do apoio institucional do próprio Sporting Clube de Braga e dos seus dirigentes, ajudando a suprir a lacuna que os trabalhos de Barros Pereira, Evandro Lopes e outros ainda não conseguiram preencher.
Porque este será sempre um trabalho inacabado, permitir-me-á o Karl que alargue o esforço de divulgação que vem fazendo na internet e nas redes sociais, sugerindo ao estimado leitor que se junte à iniciativa “100 perguntas, 100 pessoas, 10.000 respostas”, entrando em contacto com o Karl através do e-mail cemperguntas@gmail.com.
Afinal, também aqui, juntos somos Braga. Obrigado, Karl! Well done!

rioric@gmail.com
madeinrr@blogspot.com




Notícias relacionadas


Scroll Up