Fotografia:
Poderão ter vontade, mas não se lhes reconhece talento…

Fui e continuo a ser apoiante de António Braga para candidato à Câmara Municipal de Braga pelo Partido Socialista. Há muito tempo que os militantes socialista reconhecem que o PS só tem dois destacados militantes com perfil, competência, conhecimentos e provas dadas para poderem ser candidatos à câmara de Braga em 2013, dignificando o partido e o concelho.

Miguel Ribeiro
19 Set 2012

Esta ideia veio a enraizar-se com o passar dos anos e é partilhada, de um modo geral, por todos os militantes de pensamento livre e que militam de facto no partido, que se diferenciam facilmente daqueles militantes que apenas são arrebanhados para votar nas eleições internas e que desaparecem logo de seguida de toda a vida partidária. São eles António Braga e Nuno Alpoim.
Tive algum espanto pela entrada de Nuno Alpoim na lista de Vítor Sousa, nas últimas eleições concelhias, devido ao muito que os separa na mundivisão da política, na gestão municipal e na perspetiva cultural. Curiosamente, como esperava, essa aliança foi de pouca dura. Apenas duas semanas depois das eleições, na indicação dos elementos que figurariam nas listas da Comissão Política Distrital, Vítor Sousa e Hugo Pires, provavelmente com medo que Alpoim lhes fizesse sombra, optaram por indicar nomes de família, alguns já inerentes a esse órgão, bloqueando a entrada deste e de outros eventuais quadros do PS/Braga.
Nos últimos tempos, tem sido esta a forma de atuar de Vítor Sousa e Hugo Pires, pois usam os mais distintos meios para desviar os mais fortes elementos do PS da corrida a candidatos ao município. Como é fácil de aferir, quer a candidatura de Sousa, quer a de Pires à CMB só pode vingar no vazio, como resultado da anulação dos melhores quadros políticos do partido e até do concelho.
É patente que Vítor Sousa nunca apresentou arcaboiço ou dimensão política para ser o candidato do PS, mais ainda quando se apresenta “desgastado” pela investigação da Polícia Judiciária aos Transportes Urbanos de Braga (TUB), ao período em que foi administrador, como referiu Hugo Pires numa entrevista a um órgão de comunicação social. Por outro lado, essa posição de Hugo Pires também me faz lembrar outra idêntica de Vítor Sousa aos mesmos órgãos de comunicação que se referia a Hugo Pires como um jovem sem experiência suficiente e que ainda teria muito a aprender para poder ser candidato à CMB.
Estes dois putativos candidatos do PS vêm mostrando, no tempo, que apesar de aliados para afastarem outros potenciais elementos que se lhes interponham no caminho desse objetivo, sempre que podem fazem um intervalo na aliança conjuntural e nos múltiplos elogios que trocam para dizerem umas fortes verdades relativas ao outro.
É pois fácil constatar que se trata de uma aparente frágil unidade. Um coligação negativa que visa a manutenção do poder.
Os últimos tempos vieram convencer-me que estas minhas ideias estão corretas, por isso estou disponível para continuar a lutar por elas. Ainda acho possível o Partido Socialista apresentar um candidato forte, com nível político e que venha de encontro às expetativas do eleitorado habitual do PS. É o que se exige a um dos maiores partidos portugueses, que se afirme pela positiva, com os melhores quadros e projetos, na candidatura a uma das câmara mais importantes do país, sede do terceiro distrito.
Para quem esperava que as últimas eleições concelhias viessem trazer a clarificação do caminho a percorrer pelo PS/Braga até às eleições para a câmara municipal, tal não aconteceu. Já lá vão mais de três meses desse acto eleitoral e a desorientação no seio dos socialista é hoje maior.
A situação do partido socialista de Braga é muito difícil.
Uma ambição exagerada de alguns dos seus elementos, não sustentável nem justificável, criou uma situação dificílima para todos os militantes e simpatizantes do PS/Braga: a indefinição.
Mas, estou convicto de que nas horas difíceis para o PS/Braga, António Braga dirá sempre presente e que se disponibilizará para encabeçar um projeto vencedor à câmara de Braga liderando a lista do PS.




Notícias relacionadas


Scroll Up