Fotografia:
Para todas as idades

Atenção! Contém passagens eventualmente chocantes. Se for muito sensível, leia duas vezes para melhor reter no coração e na razão.Meus queridos filhos e netos:
Quando um dia eu for velhinha, tenham paciência comigo. Ajudem-me a vestir e a comer. Eu ensinei-vos ambas as coisas quando eram pequeninos.

Maria Susana Mexia
26 Jul 2012

Quando falar convosco, se repetir as mesmas coisas mil e uma vezes, não me interrompam e escutem-me. Também vos contei, na hora de dormir, mil vezes a mesma história, repetidamente, até terem sono.
Quando detetarem a minha ignorância face às novas tecnologias, e vos pedir que me deem todo o tempo e paciência necessários, lembrem-se que também não nasceram a saber ler, escrever, nem contar.
Quando eu perder a memória ou o fio à nossa conversa, deem-me o tempo necessário para me recordar. E se não puder fazê-lo, não se enervem. Seguramente, o mais importante não era a minha conversa: a única coisa que eu realmente queria era estar convosco e que me ouvissem.
Quando os meus membros estiverem cansados e não me deixarem caminhar, deem-me as vossas mãos  amigas, da mesma maneira que eu as dei, quando começaram a dar os primeiros passos.
Quando, algum dia, vos disser que estou triste, que já não quero viver, não desesperem. Mais tarde entenderão que isso nada tem a ver convosco, nem com o vosso amor, nem com o meu desgaste.
Um dia descobrirão que, apesar dos meus erros, sempre desejei o melhor para vós e sempre tentei preparar o caminho que haviam de fazer. E todos o trilhámos lado a lado para vencer as dificuldades;
Não fiquem tristes com a minha decrepitude. É a vida a chegar ao fim. É o final duma missão comprida e cumprida com muito amor, alegria e carinho.
Do outro lado, contemplar-vos-ei sorrindo, recordando o nosso amor familiar, pedindo a Deus que os vossos filhos e netos vos amem tanto quanto eu vos amei.
Morrer é virar uma página da vida. Ela continuará noutro lugar de plena serenidade, onde um dia todos nos voltaremos a reunir para sempre.
(texto adaptado)




Notícias relacionadas


Scroll Up