Fotografia:
Idosos, doentes e crianças devem proteger-se do frio

A Linha de Saúde Pública da Direcção-Geral da Saúde recomenda a protecção dos idosos, doentes crónicos, crianças e sem abrigo durante o actual período de frio intenso e vento, pois são estas pesssoas que correm mais risco.

N/D
2 Mar 2005

O coordenador deste serviço da Direcção-Geral da Saúde (DGS), Sérgio Gomes, disse à Agência Lusa que existe um conjunto de pessoas que corre mais risco durante o frio e que, por isso, deve ser protegido.

Segundo as recomendações da Linha de Saúde Pública, as pessoas idosas apresentam «maiores riscos por terem diminuição da percepção do frio e menor capacidade de resposta cardiovascula».

O risco aumenta para quem sofre de doenças crónicas, como patologias cardiovasculares, respiratórias, diabetes, alcoolismo ou demência.

A Linha de Saúde Pública recomenda aos cidadãos que evitem locais com muito vento, procurando antes locais abrigados.

Os familiares devem estabelecer com frequência contactos com as pessoas idosas e as que vivem isoladas.

A ingestão de líquidos – nomeadamente quentes – é igualmente recomendada para as pessoas idosas que, por não sentirem sede, correm o risco de desidratar devido ao uso de muitas roupas.

Em termos de vestuário, os profissionais da Linha de Saúde pública recomendam o uso de roupa quente, «com várias peças, para melhor ser retirada nos locais aquecidos».

A cabeça deve ser coberta com chapéu ou gorro, as mãos com luvas e o calçado adequado.

Este serviço da DGS recomenda ainda a execução de «pequenos exercícios com os braços, pernas e dedos para activar a circulação sanguínea».

Os produtos nocivos – como tabaco, bebidas alcoólicas e drogas – não devem ser utilizados e as actividades físicas intensas devem ser evitadas.

Linha de Saúde Pública alerta ainda para os perigos do uso de lareiras e de braseiras, em áreas fechadas, recomendando a «necessária ventilação periódica dos espaços devido ao risco acrescido de incêndio e intoxicação por monóxido de carbono».




Notícias relacionadas


Scroll Up