Fotografia:
“Este Natal faça parte dos presentes”

Eis o slogan da campanha que a brisa (auto-estradas de Portugal) está a promover nesta época natalícia. Embora possa parecer uma fase bonita, simpática e sedutora, ela envolve muito mais do que meros desejos de circunstância.

N/D
20 Dez 2004

Este slogan manifesta, desde logo, uma preocupação, cada vez mais consciente, de fazer das estradas, das viagens e das horas de passeio espaços de vida e não de morte, de lazer e não de tragédia…
De facto, não parece ser preciso ser muito inteligente para perceber que a maioria dos acidentes rodoviários – mais ou menos graves – são resultado (sobretudo) da falta de educação, de uma cidadania pouco esclarecida ou (mesmo) de desrespeito pelos outros.

No entanto, quando são apresentados os números dos acidentes vemos mais um desfile de desculpas do que um elenco das causas dos mesmos: má ou deficiente preparação para conduzir, mau estado das estradas (pela construção, a sinalização ou a conservação), inabilidade (acusatória) aos outros, excesso de velocidade…

«Este Natal faça parte dos presentes» é, por isso, um desafio a viver esta época natalícia – que envolve ainda o tempo da ‘passagem d’ano’ – com mais cuidado, por forma a fazer de cada pessoa o melhor presente, muito mais válido do que todas as coisas recebidas ou a oferecer.

– Quantas vezes teremos de saber compreender que o ‘estar presente’ é a melhor dádiva que podemos dar uns aos outros, seja qual for o nível em que cada um de nós se encontra;

– Quantas vezes a corrida em busca de tantos presentes – a modalidade servida é mais a das prendas! – faz cometer imensas tropelias… mesmo na estrada;

– Quantas vezes será preciso moderar as velocidades, tendo em conta o necessário respeito pela vida própria e pela vida dos outros, sejam condutores, acompanhantes ou sejam meramente peões.

Queira Deus que, daqui a dias, passada a euforia das festividades, nos fique a todos mais a serenidade da vida defendida e partilhada do que o amargo da tristeza ou do luto.

Desembrulhemos os melhores presentes… neste Natal!




Notícias relacionadas


Scroll Up