Fotografia:
Bilhete Postal

Caro Alfredo És um rapaz de fé e sei que gostas muito de Nossa Senhora. No próximo dia 8 de Dezembro, vamos parar para A cantar. E que nesse dia faz 150 anos que o Papa Pio IX anunciou ao mundo que a Conceição Imaculada de Maria era uma verdade de fé. Isto quer dizer […]

N/D
5 Dez 2004

Caro Alfredo
És um rapaz de fé e sei que gostas muito de Nossa Senhora. No próximo dia 8 de Dezembro, vamos parar para A cantar.

E que nesse dia faz 150 anos que o Papa Pio IX anunciou ao mundo que a Conceição Imaculada de Maria era uma verdade de fé. Isto quer dizer pode que um cristão a sério não pode deixar de acreditar neste mistério: Nossa Senhora foi concebida sem pecado. Foi sempre pura.

Todo o mundo cristão rejubilou com este gesto do Papa que veio, afinal, confirmar e consagrar uma convicção com a idade da Igreja. Custaria muito a aceitar que não fosse assim, pois que Marta é Mãe de Jesus, pois que Maria é Mãe de Deus.

Em Portugal, Nossa Senhora da Conceição andou sempre na alma do seu povo e da sua História.

Vou deixar-te só com três notas: os lentes da nossa Universidade de Coimbra, uma das mais antigas e das mais conceituadas da velha Europa, antes, de assumirem a sua missão docente, juravam acreditar na Conceição Imaculada de Maria; o nosso Rei D. João IV sentia com todo o povo do seu reino que Maria era a verdadeira Rainha de Portugal, motivo por que, em Vila Viçosa, colocou a sua coroa real na cabeça da Imagem de Nossa Senhora da Conceição, com a promessa de que, no futuro, mais nenhum outro Rei português a usaria; finalmente, a nossa Braga, Igreja Primaz das Espanhas, foi a primeira diocese em Portugal a consagrar um monumento a Nossa Senhora da Conceição, que a seguir daria lugar à famosa basílica do Sameiro.

Até acontece agora que se passam os 100 anos sobre a co-roação da sua imagem. Por esta razão, o Portugal cristão com os seus bispos vai estar todo em Braga nos 7-8 de Dezembro.

É verdade: Portugal nunca se pôde ver sem Nossa Senhora.

Oxalá se possa tornar mais atento aos seus conselhos de Mãe.




Notícias relacionadas


Scroll Up