Fotografia:
Outro ponto de vista…

Uma das principais críticas que tenho feito ao longo dos anos a esta nossa gestão autárquica socialista é a ausência de um pensamento estratégico, é a inexistência por parte dos principais responsáveis de uma ideia clara de cidade.

N/D
12 Nov 2004

Ao pensamento estratégico que não existe, substitui-se por uma perspectiva táctica, própria de marinheiros de costa.
Procuremos ilustrar esta nossa reflexão com alguns exemplos; em tempos foi sentida a necessidade de dotar a cidade de um equipamento cultural relevante, tendo-se por isso, construído a Bibliopolis.

Construído e, pasme-se, inaugurado, este equipamento de crucial importância ainda não foi colocado ao serviço da comunidade. Das duas uma, ou não era necessário ou, por razões que a prudência nos cala, algo se terá passado. Esta ideia de uma cidade de prescindir deste tipo de equipamento roça a irresponsabilidade.

Um outro exemplo, o Teatro Circo, em obras desde tempos já quase medievais, deve merecer uma atenção particular.

Reconheço que apanhei um susto quando constatei, em resultado da leitura de uma entrevista do seu administrador que não existe, ainda, um plano estratégico para rentabilizar este espaço.

As obras, a fazer fé na dita entrevista, concluir-se-ão no próximo ano (eleições autárquicas). As obras! A rentabilização do espaço? A medo, um dos seus responsáveis teme que se transforme num novo elefante branco. Eu comungo dos seus receios. Mas o custo de mais este eventual desvario será pago. Por nós contribuintes!

Que pensamento estratégico!…

Finalmente, um elemento positivo. Temos um dos estádios mais caros, mas o seu arquitecto ganhou um importante prémio, da indústria do betão.

Espero que o enquadramento paisagístico da Obra, a grandiosidade do empreendimento, tenham rentabilidade, isto é, sirva também para aquilo que foi concebido, um espaço agradável, funcional e com muitas pessoas a assistirem a bons desafios de futebol.

Se assim for, teremos um bom exemplo de pensamento estratégico. SE… eu não acredito!




Notícias relacionadas


Scroll Up