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Educar – a arte por excelência (10)

A atitude ético-religiosa é uma dimensão da formação

N/D
10 Set 2004

Para Willmann, as características que configuram o ideal de formação são as seguintes:
a) a dimensão intelectual

Todo o indivíduo “formado” deve possuir conhecimentos profundos e adequados à profissão, que sejam dinâmicos, activos e perfectíveis.

b) O aprofundamento nos temas

A mobilidade do espírito não deve degenerar em intranquili-dade, nem a pluralidade de assuntos e interesses em multiplicidade de tarefas; deve saber destrinçar o essencial do secundário, investindo no fulcral dos temas, ou aprofundando o núcleo duradoiro e de valor absoluto.

c) A relação com o fundamental

Esta relação deve ser uma constante no autêntico formado, pois é aí que deve investir o seu tempo e as suas capacidades, superando, pelo trabalho espiritual, o mundo nebuloso das sensações vacilantes e o sentimentalismo de oscilações incertas.

d) Compreensão do mundo e de si mesmo

Willmann refere que o crescimento espiritual repousa em dois factores: a receptividade e a espontaneidade reflectidas. O primeiro culmina numa compreensão do mundo, enquanto que o segundo dá lugar ao conhecimento de si mesmo. O espírito responde e reage às impressões vindas do exterior; para conseguir uma formação interior, o Homem deve configurar esse exterior, sendo, por isso, formado e formador simultaneamente.

e) Um meio termo entre o diletantismo e o trabalho profissional/técnico

Isto consegue-se com o estudo, a compreensão, o desfrute e a reprodução das obras modelares para os grandes professores.

f) A formação manifesta-se na vida inteira do indivíduo

A universalidade deve constituir uma nota distintiva da formação, a par da sua diversificação. Trata-se de conseguir o harmónico e o equilíbrio entre o “ideal formador” e a “actividade profissional”.

g) Pressupostos éticos

As determinações morais pertencem também à estrutura ideal do indivíduo formado, ainda que não sejam tão visíveis como os seus outros momentos, pois são como que o alicerce de todo o edifício. São as virtudes da sabedoria, da prudência, do autodomínio e da equidade que nos fazem considerar aqui a esfera da moralidade. A atitude ético-religiosa é uma dimensão da formação.




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