Fotografia:
A nova imagem da gare ferroviária bracarense

Há dias, fui visitar as novas instalações muito bem renovadas da estação dos caminhos de ferro da cidade bracarense. Ao descer a rua Andrade Corvo, depara-se com um cenário que enche de orgulho qualquer bracarense e não só: é que o novo visual que encontramos é deveras bonito. E, de noite, encanta de tal forma que, momentaneamente, pensei não estar na minha cidade, porque a imagem que conhecia, há muitos anos, era e estava completamente ultrapassada, velha e nada convidativa.

N/D
28 Ago 2004

Deparamos imediatamente com a profunda alteração e transformação da nova rotunda junto da renovada estação; bem elaborada e projectada e que permite melhor afluência e escoamento do tráfego rodoviário, acabando com o cenário de pouca eficácia, que era algo complicado.
Ao observar e contemplar toda a transformação realizada recentemente na gare bracarense, sentimo-nos radiantes, maravilhados e orgulhosos. Interiormente, também se sente a modernidade, a beleza e quanto é apelativo.

E, por tudo isto, aplaudo com toda a consideração e satisfação os obreiros que planificaram e executaram esta bonita obra, em que se vê e sente quanto foi bem investido o dinheiro. Que lufada de ar fresco deram todos os intervenientes nesta renovação, um pouco afastada do centro bracarense e que julgo que muitos ainda não a conhecem.

De seguida, visitei o apeadeiro de Ferreiros, ficando fascinado com toda a transformação e melhoria operada, cujo visual está lindíssimo, quer na renovação da linha férrea e electrificação, quer na sua área limítrofe, porque tiveram o cuidado e discernimento de reservar um parque de estacionamento para os automóveis. Faço votos e apelo para que os peões, ao atravessarem a via, utilizem a respectiva passagem subterrânea.

Parabéns à CP/Refer e outras entidades envolvidas neste projecto que, nos últimos anos, remodelaram toda a linha férrea do norte, melhorando um sector há muito degradado.

Esta é uma pequena faceta do meu país, que demonstra o como é importante fazer obra, já que quando há vontade política, empenho, gosto, imaginação e querer, se vê a verdadeira e muito desejada imagem de um país, que queremos evoluído, moderno, progressivo, caminhando para o desenvolvimento há muito desejado e que é imprescindível.

Com a introdução do novo comboio Pendular – que já vi mas não o utilizei – os percursos serão feitos mais rapidamente, com maior comodidade, contribuindo para maior utilização e procura; e, logicamente, todos nós iremos ganhar, já que viajar de comboio é bastante confortável e relaxante.




Notícias relacionadas


Scroll Up