Fotografia:
Passatempo de férias: os políticos do futuro no passado

Aqui se apresenta um passatempo simples que consiste em descobrir quem é que disse o quê ou sobre quem é que se disse o quê.

N/D
8 Ago 2004

No dia 13 de Janeiro de 1990, o semanário “Expresso” traçou o perfil de 22 homens e de uma mulher que, nessa ocasião, não tinham mais de 40 anos e que seriam «a classe política do futuro». Quase quinze anos depois da publicação das cerca de duas dezenas de prognósticos, aqui se apresenta um passatempo simples que consiste em descobrir quem é que disse o quê ou sobre quem é que se disse o quê.
Os «23 nomes que, por uma razão ou por outra, constituem promessas de sucessão aos actuais detentores do poder político» eram os de Álvaro Beleza, António Costa, António Pinto Leite, António Vitorino, Assunção Esteves, Carlos Coelho, Carlos Pimenta, Domingos Duarte Lima, Francisco Louçã, João Soares, Jorge Lacão, Jorge Lemos, José Lamego, José Magalhães, José Manuel Durão Barroso, Luís Filipe Menezes, Luis Sá, Manuel Monteiro, Paulo Portas, Pedro Santana Lopes, Ricardo Vieira, Rogério Moreira e Rui Rio. «Esta é a classe política do futuro, quer se aceite ou não a sua composição, o seu talento ou a sua competência», garantiu o “Expresso”.

É, portanto, a eles – a alguns deles, melhor dizendo – que se referem as onze perguntas que se seguem.

1 – «Freitas do Amaral‚» declara, «comete um erro fulcral ao dizer que o PSD está à direita do CDS, mesmo se aquele partido tem uma prática política que faz lembrar a velha direita autoritária. Ao fazê-lo, permite ao PSD conquistar o voto útil». Quem é o autor desta declaração?

2 – Quem é que disse: «Tenho, agora, a idade de Jesus Cristo. Pode ser o meu talismã para esta nova década ou talvez não»?

3 – «Daí que muitos se atrevam a prognosticar-lhe uma ascensão imparável, num quadro em que as transformações mais ou menos profundas do PCP ganham um sentido de inevitabilidade e no âmbito das quais a geração comunista pós-25 de Abril deverá assumir importância decisiva». Os atrevidos prognósticos referem-se a quem?

4 – «Numa recente entrevista ao “Expresso” João Soares disse que ele seria um bom secretário-geral do PS». “Ele” é quem?

5 – “Ele”, pelo seu lado, embora respeite o ditado popular “nunca digo desta água não beberei”, confessa que a sua grande ambição seria «parar no sítio onde estou e dedicar-me à investigação na área das ciências humanas», actividade que é a sua «grande paixão». A quem pertence tão grande ambição?

6 – «A sua ambição pessoal permite-lhe ultrapassar todas as dificuldades. Até as éticas, diriam os adversários. Mas, a esta provocação ele limitar-se-ia a sorrir, com a certeza de que os melhores trunfos só se jogam no final do jogo». E esta ambição – menos intelectual do que a anterior – pertence a quem?

7 – Não se considera ambicioso e diz até faltarem-lhe qualidades para se candidatar um dia à chefia do PS. «Gosto mais de coisas concretas», confessa. Quem é este não ambicioso?

8 – «É sempre candidato a qualquer coisa e por este andar qualquer dia quer ser presidente do Partido». Quem é que diz isto e sobre quem?

9 – «Tenho hoje, aos 27 anos, tanta certeza de que não me vou dedicar à política como aos 18 tinha a consciência de que essa era a carreira que me estava destinada». Quem é que manifesta uma tão grande certeza?

10 – «O estado de conflitualidade em que quase sempre se encontra no relacionamento com os outros retira-lhe quaisquer possibilidades de se projectar no futuro», recorda um dos seus antigos amigos. E conclui: «Poderá um dia vir a ser ministro? Talvez! Poderá, lá mais para diante, ser um pivot nos jogos de influências? É bem possível! Mas mais do que isso já não». Quem é a personalidade de quem se fala?

11 – «Em política ninguém conhece o futuro». Quem é o sábio autor de tão avisadas palavras?

Soluções: 1 – Manuel Monteiro; 2 – Francisco Louçã; 3 – José Magalhães; 4 – José Lamego; 5 – Jorge Lacão; 6 – Luís Filipe Menezes; 7 – João Soares; 8 – Rui Rio sobre Luís Filipe Menezes; 9 – Paulo Portas; 10 – Pedro Santana Lopes; 11 – José Manuel Durão Barroso.




Notícias relacionadas


Scroll Up