Fotografia:
Outro ponto de vista…

Na vida podemos enganar muitos, mas não conseguimos enganar sempre

N/D
14 Mai 2004

É no fim que se fazem as contas, é no final das nossas vidas que nos sujeitamos à avaliação, ao juízo da nossa existência.
António Champalimaud, homem grande do nosso Portugal, até na sua morte nos deu lição da sua superioridade moral.

Homem de fortuna imensa, construída e reconstruída por si, foi exemplo de autêntico empresário.

Dizia, a fazer fé nas fontes da imprensa, que tudo se comprava e vendia, menos a honra. Homem de honra, inúmeras vezes injustiçado, soube sempre que a melhor resposta para dar aos seus detractores era a produção de riqueza, para as suas empresas, servindo com isso o País.

Os outros, os que bradavam pelo roubo da propriedade alheia, ao País nada deram!

Na hora da sua morte ficamos a saber que de forma serena elaborou o seu testamento criando uma Fundação, não para usufruir de isenções e outros benefícios fiscais, mas sim para dotar o País de uma instituição com o nome de seus pais que visa fazer investigação no âmbito da medicina.

Não uma Fundação qualquer, mas uma instituição que terá os meios e recursos necessários para a prossecução dos fins que o seu criador imaginou. Aliás, estou em crer que a própria pessoa escolhida para dirigir os destinos desta nova instituição, Leonor Beleza, é garante suficiente da eficácia e eficiência tão do gosto de António Champalimaud.

Se nos enche de orgulho, enquanto portugueses e defensores de uma economia de mercado os gestos como os de António Champalimaud, também sentimos tristeza por constatar que os responsáveis pelo descalabro económico e social do pós 25 de Abril continuam impávidos, serenos e, alguns, mesmo opinadores por tudo e por nada. Na vida podemos enganar muitos, mas não conseguimos enganar sempre, ou seja, o exemplo da água e do azeite ganha maior propriedade quando a nossa vida é sujeita a um juízo autêntico e imparcial.

Homem não palavroso, um Senhor de acção, um exemplo a seguir.

Obrigado, Senhor António Champalimaud.




Notícias relacionadas


Scroll Up