Fotografia:
A Escola e a Família – o papel da Família (2)

O grande paradoxo da escola é quando discrimina ao tratar socio culturalmente todos os alunos como iguais, não respeitando a identidade e a especificidade de cada um. A escola tem de reconhecer a história e a cultura locais, analisar a estruturação social da comunidade abrangente e procurar motivar os pais. Só assim se pode entender um Projecto Educativo de Escola, uma escola voltada para a comunidade a quem deve servir e não uma mera reprodutora de uma ideologia mais ou menos patente em estereotipados currículos.

N/D
23 Mar 2004

É lógico que, quanto maior for a participação ou o envolvimento dos pais no processo educativo escolar dos seus filhos, maior é o seu rendimento. A escola não só ficará a conhecer melhor as características e potencialidades dos discentes, como poderá, juntamente com os pais, enquanto elementos da comunidade educativa, procurar as estratégias mais adequadas para transformar a escola em real e efectivo local de aprendizagens e não apenas de um único tipo de aprendizagem.
Este envolvimento incluirá, por isso, não só o contacto esporádico com a escola (nas reuniões), mas também todas as formas de colaboração no processo educativo, incluindo a ajuda nas tarefas de casa, o trabalho voluntário na escola e a comunicação estreita com todos os docentes e a participação activa no Projecto Educativo.

Tal envolvimento proporciona enormes benefícios para o aproveitamento escolar dos alunos e para o desenvolvimento pessoal dos pais, enquanto cidadãos e educadores, fornecendo-lhes novas competências e informação e aumentando o apreço pelo seu papel de educadores, a sua eficiência e motivação.

O mesmo se pode afirmar para os professores, para a escola e para a própria sociedade que desenvolve a sua democraticidade.

Neste sentido, é importante realçar o papel do Director de Escola (1.º ciclo), cujas competências acabam por ser bastante similares às do Director de Turma (ciclos subsequentes).

Continua nos próximos números




Notícias relacionadas


Scroll Up