Fotografia:
Carta ao “Doente”

Querido Doente:Comemora-se, hoje – 11 de Fevereiro, o dia mundialmente a ti dedicado.
Pretende-se – julgo eu – com tal celebração, chamar a atenção de todos os “saudáveis” para essa mais que comprovada realidade, que Tu constituis. Mais: que, pensando nessa realidade comprovadíssima, tudo seja feito, quanto possível, para te compreender, ajudar e – se possível – curar ou confortar.

N/D
11 Fev 2004

Sabes, caro Doente (quem quer que sejas), que para bem te compreender, não há como “passar por elas”… Quando se goza desse bem inestimável – chamado saúde -, não se avalia quanto esta vale… Só quando a perdemos, por pouco que seja, é que lhe damos o devido valor…

Bastará qualquer dor para nos arrebatar imediatamente o gozo ou prazer de ter saúde. Mesmo sem dores, porém, pode a “Doença” tirar-nos o gosto inefável de viver…

Como eu sei por experiência o que é ser acometido por doença, recorrer aos hospitais, ter que entregar-se nas mãos de médicos e enfermeiros, confiar mas ter medo, sentir que algo correu bem ou correu mal, notar uma espécie de legítima inveja de quem corre, canta, e salta por ter saúde, enquanto nós pagamos o tributo à dor, por saber tudo isso por experiência, é que resolvi, hoje, escrever-te, meu caro Doente. Sejas quem fores, estejas onde estiveres (em casa, no hospital ou qualquer outro sítio), estou contigo, neste dia a ti dedicado! Não apenas hoje mas hoje especialmente! Quero dizer-te que avalio bem toda a tua situação e os sentimentos que te animam ou fazem desanimar…! Sei que tens horas de tudo: confiança, frustração, tristeza, desgosto, por vezes até alguma revolta…! Sei que o angustiante «porquê» muita vez te ocorre ao pensamento e aos lábios, sem que uma resposta surja, inteiramente satisfatória…!

Coragem, querido Doente, muita coragem e pensamentos positivos! No teu campo-de-batalha – o mais árduo de todos – o teu heroísmo pode e deve brilhar, com direito a pedestal…! Que os familiares te ajudem! Que os médicos e enfermeiros sintam contigo! Que jamais te falte o amparo de todos nós!!!




Notícias relacionadas


Scroll Up