Fotografia:
Para memória futura

Não sabemos quanto tempo iremos passar sob a chuva viscosa da informação sobre os abusos sexuais desde há alguns anos acontecidos no nosso país. Lembramos o que não há muito aconteceu nos Estados Unidos com O. J. Sympson e Bill Clinton onde, ao escabroso da temática, se juntava o espectáculo do jogo do suspense sem desfecho à vista.

N/D
6 Set 2003

Dificilmente alguém aprenderá algo de novo sobre sexualidade com os testemunhos e argumentos de acusação ou defesa.
Mas a publicitação de acontecimentos desta natureza cria necessariamente um estado de espírito que oscila entre a quebra de todos os tabus e a criação de outros tantos, a pretexto da urgência da verdade e da justiça, e do respeito pelas vítimas miseravelmente assaltadas na dignidade da sua inocência.

Aos meios de comunicação saiu uma espécie de sorte grande, na rentrée, pois se abre matéria abundante de investigação, informação e truques de silêncio para mais exacerbar a curiosidade e, porventura, a morbidez que envolve todo este delírio de violência numa área humana tão delicada como a do afecto e da vida.

A sexualidade tem um contexto de privacidade e comunicação de alma que, quando pervertida, resulta em aberrações que geram fenómenos que não apenas acontecem de verdade mas são explorados na praça pública, transformando a dignidade da pessoa em mero objecto de leilão.

Em qualquer caso é muito importante desenvolver um estado de transparência, mais preocupado com a verdade, ainda que crua, do que com a aparência entorpecedora de uma sociedade continuamente bran-queada pelos interesses dos mais fortes.

Importa, neste todo, trazer para primeiro plano a dignidade das crianças e dos jovens que foram gravemente ofendidos, e procurar, com um mínimo de espectáculo, trazer a verdade e a justiça ao de cima.

A sociedade precisa, mesmo que doa, conhecer a sua própria história e procurar, por todos os meios, transmitir ao futuro uma memória de valores que são o seu mais rico património e testamento.




Notícias relacionadas


Scroll Up