Fotografia:
Lembrando Maria do Carmo Costa Leme

Fez precisamente no dia 23 de Julho pelas 22 horas aproximadamente, um ano, que a nossa querida mãe partiu.

N/D
30 Jul 2003

Ela decerto está no Céu, porque como disse o dr. Rui Agonia Pereira, ela era uma pessoa estruturalmente boa. A provar esta afirmação está o seu empenhamento na obra de S. Vicente de Paulo em Curvos. A construção da casa dos pobres na mesma freguesia. O seu empenhamento pessoal na melhoria da vida das outras pessoas suas conterrâneas.
Em certo período da sua vida, o nosso pai falou-lhe na sua intenção de mandar construir uma piscina na nossa quinta em Curvos, pois havia dinheiro para a fazer; porém, a nossa mãe respondeu-lhe que não se devia fazer, porque havia pessoas necessitadas à nossa volta. E a piscina não se fez. Este episódio passou-se quando eu era ainda adolescente e senti nessa altura muito orgulho pela Mãe que tinha.

As circunstâncias que rodearam a morte da mãe Maria do Carmo vêm chamar a atenção à classe médica para um aspecto que esteve na base da sua morte extemporânea: a dor que um paciente sofre ao nível de um ou mais órgãos não pode ser combatida eficazmente sem que se saiba exactamente donde ela provém e qual o motivo que a provoca.

Lembro-me como se fosse hoje o que aconteceu no Hospital de Fão.

Um médico novíssimo na urgência que apenas pedia que se esperasse pelo efeito do remédio que administrou. E ao ser substituído nem quis saber se a doente se sentia melhor, pura e simplesmente desapareceu. A médica substituta não veio alterar nada. A dor continuava e as sugestões que lhe fiz com o objectivo de saber qual a causa da forte dôr, espelhavam a preocupação de um filho que queria ver a mãe livre daquele sofrimento.

Quando um Hospital ou outro estabelecimento de saúde não tem meios para detectar uma doença deve imediatamente dirigir o paciente para o Hospital que os tenha. Foi este o erro cometido em Fão. Espero que este infausto caso sirva de lição para situações semelhantes.

Como presentiu a morte perto, fez um testamento apenas de natureza espiritual e nele pôde a todos os filhos que sejam amigos uns dos outros e que olhem pelo pai…




Notícias relacionadas


Scroll Up